CASILLAS ELEITO MELHOR GOLEIRO DO MUNDO

Iker Cassilas

O país do futebol conheceu a seleção dos melhores do ano, em pesquisa realizada pelo jornal “AS”, através de votação feita por seus leitores em toda a Espanha. Na verdade valeu como uma prévia para a festa do dia 7 de janeiro, em Zurich, quando a Fifa estará elegendo os melhores do mundo na festa de entrega da Bola de Ouro. Ali será conhecida a seleção de 2012, feita por jornalistas e técnicos credenciados. Os internautas elegeram sete jogadores que atuam na Espanha e somente o alemão Lahm não atua na Liga das Estrelas.

 Os leitores puderam escolher entre os 55 pré-selecionados pela Fifa, que formarão a seleção dos últimos doze meses, além da escolha dos três melhores jogadores da temporada. Mais uma vez, estão disputando o prêmio de melhor do mundo jogadores que atuam na Espanha. Entre os mais cotados estão Messi, Cristiano Ronaldo, Iniesta e o colombiano Falcão Garcia, do Atlético de Madrid, vice-lider da Liga BBVA, um dos principais jogadores da competição e segundo artilheiro, atrás do imbatível Messi.

Lahm

A seleção escolhida pelos internautas é formada por Casillas (Real), Lahm (Bayern), Sergio Ramos (Real), Pique (Barcelona) e Jordi Alba (Barcelona); Xabi Alonso (Real), Xavi Hernández (Barcelona) e Iniesta (Barcelona); Cristiano Ronaldo (Real), Messi (Barcelona) e Falcão Garcia (Atlético). Uma equipe fantástica, com nove jogadores dos gigantes do futebol espanhol, cinco do Barcelona e quatro do Real Madrid, que formam a base da seleção bicampeã (seguida) da Copa da Europa e campeã do mundo. Além de Lham, único “estrangeiro”, Falcão Garcia não pertence aos dois maiores clube do mundo.

Por posições, a maior diferença foi estabelecida pelo goleiro Casillas, capitão do Real Madrid e da seleção campeã do mundo, com 60.000 votos, superando o alemão Neuer, seguido de Sech, Buffon e Hart. Entre os zagueiros, o mais votado foi Sergio Ramos, com 59.000 votos, superando Jordi Alba (40.000), Pique e Lahm.

Iniesta

Para o meio-campo, Andrés Iniesta foi o principal escolhido, superando 66.000 votos, seguido de Xavi Hernández (59.000) e Xabi Alonso (38.000). Seus hipotéticos reservas seriam, por votação, Busquets, Silva e Özil.

O ataque, uma verdadeira máquina de fazer gols, foi formado pelo maior jogador do mundo, o argentino Lionel Messi, escolhido com mais de 65.000 votos, seguido de Falcão Garcia, com mais de 49.000 e Cristiano Ronaldo, que chegou perto de 48.000. Atrás dos três fantásticos atacantes, estão Ibrahimovic, que teve 8.000 votos, o brasileiro Neymar e o francês Benzema, do Real Madrid.

Cristiano Ronaldo

Como a minha, a dos jornais e de emissoras de rádio, há componentes visivelmente identificados, como a preferência pelos jogadores locais e por integrantes dos dois gigantes Real Madrid e Barcelona, que reúnem mais de 70% dos torcedores espanhóis. Embora estejamos falando de jogadores fantásticos, exceção de Jordi Alba, em ascenção, Xabi Alonso, que tem muito prestígio entre os espanhóis por sua participação na seleção, são craques indiscutíveis, que seriam votados em qualquer lugar do mundo.

Entretanto, a mais expressiva votação foi dada a Iker Casillas, capitão do Real Madrid há dez anos, a da seleção espanhola, tendo levantado os três últimos troféus mais importantes do futebol naquele país, incluindo a inédita Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Ficou muito claro que foi uma resposta do torcedor merengue ao técnico José Mourinho, que deixou Casillas no banco de reservas, na derrota de 2×1 para o Málaga, no estádio Balaídos, na rodada passada. Seria, para os culés, como Tito Vilanova barrar Messi. A resposta foi dada via internet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *