BARCELONA PERTO DO TETRA DA CHAMPIONS

Depois de eliminar o Real Madrid, no Camp Nou, empatando com o grande rival da capital em 1×1, o Barcelona está classificado para a final da Liga dos Campeões, em Wembley, podendo chegar à sua quarta vitória no torneio de clubes mais importante do futebol mundial. Qualificou-se quem foi melhor nas duas partidas históricas jogadas em Madrid e Barcelona, mesmo com a reclamação – justa – de um gol mal anulado de Higuaín, no início do segundo, pelos merengues. Com a vitória em Madrid, por 2×0, os culés estão em mais uma final.

Erro à parte do belga Frank de Bleeckere, os dois jogos dessa semifinal consagraram as duas melhores equipes do futebol mundial, apontados por uma pesquisa publicada um dia antes do segundo jogo, feita pelo IFFHS (Federação Internacional de Historia e Estatística do Futebol) e ratificaram a supremacia do futebol espanhol no planeta. Em campo estavam oito campeões do mundo pelo Barcelona e quatro pelo Real Madrid. Doze jogadores que se sagraram campeões mundiais na copa da África do Sul, na temporada passada.

Dos vinte e sete jogadores usados por Barcelona e Real Madrid na segunda partida, todos jogam nas seleções de seus países e somente Marcelo ficou fora por não ter sido equivocadamente convocado pelo técnico Dunga. Hoje é uma das principais peças no esquema de José Mourinho e estava jogando, não como agora, mas o suficiente para ter sido chamado. Coisas do futebol.

Calcula-se que mais de dois bilhões de pessoas assistiram pela televisão os dois jogos, que renderam aproximadamente 70 milhões de euros para as duas equipes, em direitos de transmissão e imagens. Somando os dois jogos, 170.701 pagantes assistiram no campo aos dois encontros realizados pelos dois gigantes espanhóis. Não consta nos sites dos jornais da Espanha nenhuma morte depois dos jogos, provocadas por torcedores, mesmo os ultra fanáticos, que expressam seu “ódio” pelo adversários em faixas nos estádios.

Não é demais lembrar – para não cometer um grande equívoco – que estava em campo o maior jogador de futebol do planeta, o argentino Lionel Messi, que caminha a passos largos para se tornar o craque que mais se aproximará de Pelé, em todos os sentidos. Futebol ele tem. Consciência do seu papel como gênio, cansou de mostrar. Basta continuar fazendo seu caminho, escrevendo sua história. O segundo e o terceiro melhor do mundo também desfilaram no Bernabéu e no Camp Nou.

Mais que doze campeões do mundo em campo e a classificação do Barcelona para decidir (se não fosse ele, de qualquer maneira seria um espanhol) a Liga dos Campeões, foi uma estupenda vitória da Espanha, de seu futebol campeão da Europa e do Mundo de seleções. Some-se a tudo isso o fato de ter o melhor time  da atualidade, um dos três mais

brilhantes de toda a história do futebol mundial.

Desnecessário falar da minha preferência pelo Madrid, mas vou torcer pelo Barça.

One thought on “BARCELONA PERTO DO TETRA DA CHAMPIONS

  1. Gostei do blog hein, Iata. Nunca vi você divulgando no Bola em Jogo. A propósito, o Bola em Jogo é o melhor programa do rádio esportivo brasileiro.

    Parabéns a você, ao Luiz e toda equipe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *