AVEIRO A VENEZA PORTUGUESA

FAROL DA BARRA

Mochila nas costas, bermuda abaixo do joelho, crocs pretos (mais ou menos um chinelo mexicano), comecei a viagem a Portugal. Cheguei  em Aveiro, depois de conexão na capital dos campeões do Mundo. Madrid está fervendo como em todos os verões e lá pretendo passar alguns dias. A partir daí a única coisa certa é que pretendo curtir as melhores férias da minha vida, pela primeira vez acompanhado de um leptop e uma câmera. Não vou fazer diário de viagem, mas quero mostrar alguma coisa da Peninsula Ibérica, que é muito linda.

Cerca de 45 quilômetros  separam Aveiro do Porto. Já no ano 959 é identificada com marinhas de sal. A sua situação geográfica transforma-a num grande centro marítimo e comercial. A tradicional Feira de Março vem do tempo do Rei D. Duarte (1434). Em 1472, a Princesa Santa Joana, irmã de D. Pedro II, recolhe ao Mosteiro de Jesus, e ali falece a 12 de maio de 1490.

COSTA NOVA

Em 1759, D. José I dá a Aveiro o estatuto de cidade. O Museu de Aveiro, situado no Convento de Jesus, é notável pela talha dourada da Capela de Jesus e pelo túmulo da Princesa Santa Joana. Merecem visita a catedral e o cruzeiro gótico-manuelino, as Igrejas da Misericórdia, do Carmo  e da Apresentação, bem como a Capela do Senhor das Barrocas. Em Esgueira, destacam-se o magnífico pelourinho e a Igreja de Santo André.

A Ria de Aveiro, numa paisagem de sedução, espraia-se em horizontes de luminosidade e cor, entrecortados pela brancura das velas dos moliceiros e das salinas. A reserva natural das Dunas de São Jacinto constitui um local excelente para observação da fauna e flora, com destaque para as aves migratórias.

MOLICEIRO NA RIA

As caldeiradas de enguias, a raia em molho pitau, as enguias de escabeche e as espetadas de mexilhão lembram-nos o mar e a ria. O carneiro assado em caçoila de barro preto e o leitão marcam esta conjugação sempre presente entre o campo e o litoral.

Os ovos moles em barriquinhas de madeiras decoradas com coloridas pinturas de temática regional, ou em alvo revestimento de hóstia imitando formas marinhas, tornaram-se símbolo de Aveiro por excelência.

O artesanato traduz a forma de vida alegre das gentes da região. A cerâmica, de tradições multisseculares, nas suas mais diversas formas, com destaque para a azulejaria é riquíssima. Em agosto, a FARAV (Feira de Artesanato da Região de Aveiro), uma das principais feiras de artesanato, faz trazer a Aveiro artesãos de todo o país.

PORTO DA GAFANHA DA NAZARÉ

A Ria (canal) penetra na cidade criando uma imagem única de interligação entre o meio aquático e o meio urbano. Barcos e casas refletem-se nas águas. As casas “Arte Nova” imprimem um caráter alegre à cidade. Nos edifícios da Universidade encontram-se magníficos exemplares da arquitetura portuguesa contemporânea. Em novas avenidas e espaços comerciais estão patentes a pujança e dinamismo que se sente por todo o concelho .

Conhecer a Região de Aveiro é percorrer um mundo de emoções. Aceite o desafio e descubra um universo feito de água e de luz. Percorra os caminhos da água que fizeram lugares únicos e moldaram cidades mágicas, onde o tempo é diferente. As manhãs nascem nas Rias de forma radiosa, iluminam as serras, desenham as montanhas. Nesta região, as tardes adormecem no mar. Um lugar onde se pode descobrir paisagens singulares, sentir a adrenalina dos desportos de aventura, tomar um café numa esplanada à beira-mar, comprar um livro nos vários museus ou, simplesmente, conversar. Região de contrastes, onde a vida acontece.

Aveiro também tem história no principal esporte de Portugal, o futebol. Representado pelo Beira-Mar, que retornou à Primeira Divisão para a próxima temporada ( 2010-2011), e tem como seu campo o Estádio Municipal de Aveiro , com capacidade para 35 mil pagantes, inaugurado para a Eurocopa de 2004, como um dos dez novos estádios construídos no país para esse evento.  Inaugurado com o amistoso Portugal x Grécia e sede de Holanda e República Tcheca.

COSTA NOVA

A Supertaça, disputada sábado (07-08) entre os campeões da Taça de Portugal, o Porto, e o campeão Nacional, Benfica, foi vencida pelos portistas por 2×0, abrindo oficialmente a temporada. N a Tribuna de Honra, presença do maior jogador português de todos os tempos, Eusébio, “Embaixador” do Benfica.  A primeira rodada começa no próximo fim-de-semana (14/15-08).

One thought on “AVEIRO A VENEZA PORTUGUESA

  1. Sempre admirei Aveiro, “a Veneza Portuguesa”, que ostenta uma história de respeito. Os espaços naturais predominam para além de ter parques muito bem concebidos. É uma boa zona para lazer! Não me importava um dia de viver nessa grande cidade! Aproveite e visite o nosso blog e não se esqueça de votar na sondagem:

    http://cusquicesdeesmoriz.blogspot.pt/

    Agradeço desde já a sua participação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *