ATLÉTICO DE MADRID BATE RECORDE DE PÚBLICO

 Considerado a terceira força histórica do futebol espanhol, os “colchoneros” deram a volta por cima e recuperarem seu prestígio com o torcedor, abatido com a saída do goleiro De Gea e dos atacantes Forlán e Kun Agüero. Mesmo com os desfalques importantes de seus principais jogadores, a média de público no estádio Vicente Calderón chegou a 40.000 pagantes por partida, no campeonato (Liga).

O time chegou ao período do Natal abaixo das classificações para as copas da Europa. Com a chegada do técnico Diego Simeone os jogadores se motivaram e chegaram às primeiras posições, empolgando torcedor que voltou a comparecer em maior número, aumentando a média para 44.000 pagantes por partida. Foi a grande arrancada do clube madrilenho, que levou 839.000 torcedores em seus jogos em casa.

Na Copa da Europa o Atlético chegou à final e disputou nove partidas em seu estádio, dois deles pelas eliminatórias. A média de público na competição internacional foi de 30.000 pagantes, abaixo do campeonato espanhol, o que é normal em termos de apelo. São jogos no meio de semana e a queda de público é considerada. O jogo com menor público (21.000 pagantes) foi contra o Albacete, pela Copa do Rei.

O total de público em toda a temporada teve 1.136.000 pagantes, 18% acima da média da temporada 2010/2011. Para os dirigentes atleticanos restou comemorar o sucesso financeiro do clube, num momento crítico para os espanhóis, atingidos pela crise econômica que abalo o país. Um estudo interno questionou a razão do sucesso financeiro com a presença importante dos torcedores aos jogos.

Em primeiro lugar destaque para a questão desportiva, com o chegada de Diego Simeone que revolucionou o futebol do Atlético, tornando-o competitivo, como exigem seus seguidores. Com isso veio a imediata resposta dos torcedores, que lotaram o Vicente Calderón em quase todos os jogos, proporcionando a excelente média de 44.000 abonados (quem compra os carnets) por partida. Para a temporada 2012-2013 houve renovação de 97% dos sócios.

Uma terceira razão para o sucesso financeiro do clube foi relacionado ao horário dos jogos. O Atlético jogou seis partidas (Osasuna, Rayo, Betis, Villarreal, Granada e Getafe) ao meio-dia, com grande sucesso. Dessa forma os torcedores puderam ir aos jogos com suas famílias e as “peñas” (pequenas torcidas organizadas, sem envolvimento em brigas) aprovaram plenamente essa iniciativa. Além disso, o Atlético realizou muitas promoções em seus jogos, atraindo os torcedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *