ATÉ QUANDO A FIFA DEIXAR

Kevin Beltrán Espada
Kevin Espada, mártir de uma causa perdida

Acho engraçado quando ouço algum comentarista ou repórter esportivo discursando sobre a situação dos torcedores do Corinthians, presos na Bolívia. Criticam as autoridades, particularmente o Itamarati, pela demora ou omissão com a situação do pessoal  que está detido após a morte de um menino de 14 anos, que teve a infelicidade de ir ver seu time jogar, torcer e voltar para a casa, que no outro dia deveria ir à escola. Foi morto por um morteiro atirado por um torcedor brasileiro. Isso as imagens mostram com clareza. A polícia local fez a parte dela e prendeu o grupo.

Não entro no mérito da questão, já bastante explorada. O que estranho é que o mesmo pessoal que critica, vive pedindo o fim das torcidas organizadas agora clama por justiça. Na visão da policia boliviana é isso que ela está fazendo, justiça. Se não estão sendo bem tratados, comendo caviar e bebendo cerveja gelada é outra coisa. Lá não deve ser muito diferente das prisões brasileiras. Falaram em maus tratos e torturas. Aí passa dos limites e é necessária a intervenção do Estado, evidentemente.

Há, nitidamente, uma tendência por parta da mídia em tomar partido dos detidos, para ficar bem com a torcida corintiana e outras do eixo Rio-São Paulo. Postura que foge ao preceito básico do jornalismo que é apurar, ouvir as duas partes e informar. Mais nada. Se há maus tratos, repito, isso deve ser apurado, comprovado e divulgado em todos os detalhes, porque é uma situação gravíssima, a ser  encaminhada  aos tribunais internacionais, comissão dos direitos humanos da ONU.  Quem está lá, fazendo isso ? Ou a matéria não vale ?

Pelo que fui informado, jornais de São Paulo e a TV Bandeirantes estão com seus profissionais acompanhando o dia a dia dos envolvidos na morte do pequeno Kevin Espada. Isso é jornalismo. Dessa forma não corremos o risco da informação tendenciosa e o ufanismo idiota tão comum por estas bandas.  Vai ser assim até que a policia local resolva o que fazer com os doze torcedores detidos. Por serem brasileiros merecem o espaço que a mídia tem reservado ao episódio que tirou a vida de um menino de 14 anos.

Daí a inventar episódios apelativos existe uma distância enorme. Os fatos têm que ser mostrados a bem da verdade. Por pertencerem a uma parte da torcida do Corinthians a cobertura e o esclarecimento devem ser honestos. É um dever profissional da mídia. Para isso ela existe. Porém, estão apelando, fazendo circo, oba-oba, coisa local. Não é assim que a banda toca por lá. Não haverá jeitinho, se alguém espera por isso. Há um tipo de conduta diferente da nossa. A lei será cumprida, não duvidem disso.

Estranho que não se tenha tomado nenhuma posição com relação ao episódio de Oruro, pelas autoridades brasileiras. Como se a morte de Kevin não estivesse relacionada a um clube e um grupo do nosso país. O que estão esperando, que morram mais kevins, crianças inocentes, que pagam com a vida por gostarem de futebol ? O que está sendo feito para policiar esses grupos que levam morteiros para os estádios ? Será que a Fifa vai permitir o policiamento feito por nossas forças especializadas ? Não duvide da arrogância dela nem da passividade de nossas autoridades. E viva o Estádio Mané Garrincha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *