A BOLA DA VEZ

Literalmente vou falar da bola que anda rolando pelos gramados brasileiros, em campos mal iluminados, sem neve, para que a gente pudesse ver a “gorduchinha” com clareza. O que me assusta “é o silencio dos bons, não o barulho dos maus”, mais ou menos isso, diz um ditado famoso. Fico pensando: que silêncio ensurdecedor é esse, para onde estamos indo, se é que não já chegamos ?

Honestamente, se me fosse perguntado quem fabrica a tal bola, num daqueles programas que oferecem milhões, eu perderia a fortuna. Não sei, nem me interessa. Até porque não venho criticando a tal empresa, mas quem aceita esse absurdo. Mas entendo e acho que rola muita coisa que a gente desconhece. Então, vai ficar assim mesmo. Mas vou continuar falando, até que “eles cortem minha garganta”, lembrando Maiakóviski.

Num passado recente a bola era – e deveria continuar sendo – a coisa mais importante de uma partida de futebol, óbvio. Sem ela não há jogo. Nas peladas de rua, condomínios ou calçadas a gente pode substituí-la, em jogos oficiais não. Hoje a bola é um detalhe. O que importa é ganhar dinheiro, mais nada. O que faz a grande imprensa, que não grita, cala e consente esse absurdo ? Talvez um bom contrato de publicidade.

Estão vendendo a alma. Pago para ver futebol na televisão e tenho um péssimo serviço. Narrações horrorosas, “comentaristas” despreparados, totalmente alienados, politicamente corretos, não dá para ouvir. Quanto a isso tenho uma solução. Tiro o som e faço minhas avaliações. Não me chateia e ainda faço um exercício crítico do que assisto. E quando não vejo a bola, como no gol de Alex, do Coritiba, e Fluminense x Portuguesa, o que faço ?

Fico imaginando, torcendo até, para que um jogador, e o Ricardo Berna foi traído por aquela bola no primeiro gol da Portuguesa, se manifeste. Qual o que. Dá a impressão que eles também estão orientados no sentido de não fazer críticas, silenciar. Ninguém melhor que um goleiro para comentar o assunto.  Muito estranho esse silencio.  Depois reclamam que o público está fugindo dos estádios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *