Iata

O BLOG DO IATA chegou e vai ficar. Isso quer dizer que vamos trabalhar muito para não decepcioná-lo. Alguns anos de experiência em todos os veículos de comunicação nos dão essa certeza. Não fosse assim esse projeto teria abortado quando era somente uma idéia. Que foi amadurecendo e hoje temos esse espaço. Aqui nos encontraremos sempre.

Comecei no rádio em 1970, trabalhando na Tupi, como plantonista. É o primeiro e mais importante passo para quem pretende seguir na profissão. Fiquei poucos meses na emissora dos Diários Associados, então o maior império da comunicação no país. Fui para a rádio Globo, ainda no plantão, procurando sempre o meu espaço. Com paciência e muita dedicação.

Tive que optar. Quem trabalha com futebol não pode pensar em curtir sábados, domingos e feriados. Três anos depois fiz a estréia no Maracanã, como repórter, entrevistando pela primeira vez um jogador profissional: Samarone. Eu ganhava meu espaço porém teria que esperar algum tempo para ser “titular”. Os trepidantes Denis Menezes e Washington Rodrigues eram os donos absolutos da posição.

Quando a minha vez chegou aproveitei bem a oportunidade. Fiz dupla com Denis, alguns anos, até retornar à Tupi, com Doalcei Camargo, um grande mestre e amigo. Com ele, Gerson, Celso Garcia, Rui Porto e Ronaldo Castro fiz minha primeira copa do mundo, em 1978, na Argentina. A segunda foi em 1986, no México, pela TV Manchete. Novamente os argentinos foram campeões.

Retornei à Tupi em 2007, onde participo do “Bola em Jogo”, aos domingos, de 12 às 15 horas. Considero um dos melhores programas esportivos do rádio carioca de todos os tempos. Cada participante tem sua característica. A responsabilidade, desprendimento e um pouco de sarcasmo, com responsabilidade, fazem dele um líder respeitado.

Há doze anos trabalho na Suderj, onze deles como responsável pela assessoria de imprensa. O Maracanã é minha segunda casa. Ou a primeira, nem sei mais. Ali passo a maior parte do dia. Tenho um vínculo especial com o maior estádio do mundo, onde enfrentei sol, chuva, tempestades e vi finais emocionantes, peladas gigantescas, os maiores e os piores jogadores do mundo. Naquele gramado conheci Pelé, o maior de todos.

Fica assim. Meu compromisso é com você, com a informação. E principalmente comigo mesmo. Não posso me decepcionar. E não vou.

Iata Anderson

12 thoughts on “Iata

  1. Iata Anderson vc além de amigo do Rei também é amigo dos seus seguidores…sempre sincero e de palavras corretas….sou seu fã e estava escutando o seu comentário qdo aconteceu o problema contigo na Rádio Tupi e vc não voltou dps do intervalo do BOLA EM JOGO.

    1. Obrigado Luis Celso. Como prometi, estou de volta aqui no nosso espaço, onde ninguém
      dá palpite, ninguém é dono da verdade. Grande abraço. Volte sempre.

  2. Agradeço pela oportunidade deste contato.

    Sobre torcida e seus torcedores.

    Há vários anos escuto jornalistas e torcedores dizendo que a torcida do Flamengo, Corintians, Vasco e Botafogo tem cerca de 110 milhões de torcedores conforme descrito a baixo:

    Flamengo 40 milhões
    Corintians 30 milhões
    Vasco 22 milhões
    Botafogo 18 milhões

    Supondo que tenhamos 20 clubes no Brasil, sobraria 16 times com 90 milhões de torcedores para ser divididos entre eles. Somente no Rio de Janeiro temos uma população de 17 milhões: supondo que a metade disto seja torcedor do Flamengo, este clube teria em média 9 milhões de torcedores no Rio onde sua torcida de fato é a maior.

    Sendo assim como pode ter 40 milhões, estão dando pedalas também para torcida do Flamengo.

    OBs= Em todo planeta a torcida do Flamengo não ultrapassa

    os 9 milhões do Rio; isto sem contar também com Coríntians, Vasco e Botafogo

    Iata derruba esta pedalada de anos dito em várias rádio, seja o ponto de partida deste fato.

    Abraço, obrigado pela paciência .

    Fred – Rio de Janeiro

    OBs = Sou Vascaíno

  3. Iata, amigo sempre isolado no cantinho da piscina do nosso condominio. Grande papo, sempre atualizado com os acontecimentos, altamente politizado, sempre engrandecendo o nome e a história de sua família.
    Que seu blog traga muitas histórias esportivas que a geração de hoje desconhece mas que muito engrandeceu o esporte brasileiro.
    Esse é Iata Anderson, nosso amigo e AMIGO DO REI
    BOA SORTE

    1. Amigo Erich, obrigado pelo carinho. Importante continuar com nossas resenhas, dentro d”agua, que ninguém é de ferro. Muito bom saber que você prestigia nosso blog. Grande abraço.

  4. Milhares de “textos” são despejados nas mais variadas plataformas digitais de leitura a cada nanossegundo (ns), no entanto conta-se nos dedos de uma única mão textos escritos por pessoas de excelência.
    Gratidão por me permitir ler as verdades que a grande maioria sabe mas apenas os valentes contam.

  5. IATA eu sou seu fã e amigo!, mais posso está enganado, não li em nenhuma rede social vc falar sobre o título de campeão 2018 do meu Botafogo.
    No entanto eu fico no aguarde! Um grande abraço ,
    Moacir-7×0.

  6. Olá meu caro, me chamo Yata Anderson em sua homenagem, passando para lhe dizer que seu seu fã, você é um jornalista íntegro, é isso me agrada muito, tenho orgulho de levar comigo o seu nome, aproveitando a oportunidade queria perguntar o significado do nosso nome, pois meu pai só diz que foi em sua homenagem, Deus abençoe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *