MANO CONVOCA “MANOS”

Dunga quando assumiu tinha a orientação de fazer uma renovação na seleção brasileira. Isso nem deveria ser passado ao ex-treinador. Faz parte de qualquer atividade, principalmente aquelas em que se necessita usar o corpo como principal instrumento. O cérebro nem sempre necessita ser dos mais preciosos. Há casos famosos, que confirmam isso. Não se pode compreender um início de trabalho sem renovação, pelo menos no futebol.

O novo técnico, Mano Menezes – ao que parece – recebeu do “presidente” da CBF o mesmo recado. Soa como brincadeira, o mesmo discurso quatro anos depois. Ele parece gostar de renovação, com os outros. Pena não pensar assim quanto ao seu cargo. Mas isso é outra história. Com respeito a todos os treinadores, não discuto convocações. Dou meus pitacos e não passo disso. Penso ter esse direito, como jornalista esportivo, mas não pretendo formar opinião quanto a isso.

Toda matéria sobre chamada para a ex-seleção do povo tem como manchete o famoso “a novidade foi, bla, bla, bla “. Dessa vez o clamor foi ouvido e o Mano até exagerou. Se a turma queria Neymar e Ganso, ele foi mais além e chamou todos os “Meninos da Vila”, inclusive o André. Poderia ter levado também o meia Wesley, que está jogando muito. Não pense que estou satisfeito ou querendo “mais”. Nada disso, é só pitaco, já falei. Paro por aqui.

De imediato um fato chama a atenção do bom observador. A vontade popular foi atendida, quanto aos jogadores do Santos. Essa renovação não poderia ter sido iniciada antes da copa do mundo ?. Neymar e Paulo Henrique não poderiam ter jogado, principalmente depois da contusão de Elano ?. Onde estava o substituto do ex-santista ?. Improvisar o lateral direito Daniel Alves no meio-campo foi assinar recibo. Não se permite improvisações em copa do mundo, salvo raras exceções. Para isso são convocados dois jogadores em cada posição. Não deu certo, como era previsto.

Mas a convocação  teve outras surpresas. Esperava-se que Mano chamasse vários jogadores do Corinthians, seu ex-clube, e apenas o reserva corintiano Jucilei foi lembrado. Também era esperado que ele não convocasse atletas de São Paulo e Internacional, devido à possibilidade de os times se classificarem para a final da Copa Libertadores. No entanto, ele chamou o tricolor Hernanes e o colorado Sandro. Não precisava, poderia testar outras revelações, como Felipe Coutinho, ex-Vasco. Esse menino é craque. Mas é só pitaco, como eu já disse.

Também foi surpresa a convocação de 12 jogadores de fora do país e quatro remanescentes da Copa do Mundo: o lateral-direito Daniel Alves, o zagueiro Thiago Silva, o volante Ramires e o atacante Robinho. Thiago Silva há muito tempo deveria esta jogando, como titular. Esse rapaz é uma das maiores revelações de zagueiro do futebol brasileiro em algumas décadas. Perderam muito tempo com ele na reserva. Peso que o ciclo do Juan está encerrado na seleçao e chegou a hora do ex-tricolor assumir ao lado de Luicio uma forte dupla.

O treinador não pôde contar com vários jogadores que atuam no futebol europeu pelo fato de alguns ainda desfrutarem dos seus últimos dias de férias e outros ainda estarem em período de pré-temporada. Mano se viu obrigado a fazer de qualquer forma a sonhada renovação pretendida pelo presidente da CBF. Após a eliminação do Brasil no Mundial de 2010, o dirigente declarou que exigiria do próximo comandante um rejuvenescimento da seleção brasileira, que disputou a Copa da África do Sul com um time com média de idade bastante avançada, acima de 29 anos, a maior de sua história.

– Agradeço a confiança. Sei que passo a ocupar um dos cargos mais importantes do país. Vou procurar me pautar dentro de uma linha que me trouxe até aqui. Com lealdade, transparência e honestidade com o torcedor. Esperamos construir uma seleção capaz de realizar todos os nossos sonhos e ambições. O trabalho é árduo, mas não faltará disposição.

Com isso, o ex-treinador do Corinthians dá início ao seu ciclo no comando canarinho, após ter sido anunciado como novo comandante do Brasil apenas no sábado (24) pela manhã. O gaúcho terá a missão de preparar a seleção brasileira até a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no país.

Como sede, o Brasil não disputará as eliminatórias, já está classificado para o Mundial. Até lá, a seleção disputará apenas dois torneios oficiais: a Copa América de 2011, na Argentina, e a Copa das Confederações, em 2013, no Brasil. O técnico também estará à frente da seleção olímpica, com jogadores de até 23 anos, que tentará o ouro inédito nos Jogos de Londres-2012.

Além do amistoso contra os Estados Unidos, marcado para o dia 10 de agosto, em New Jersey, Mano Menezes ainda deverá ter outras convocações para fazer em 2010, já que até o fim do ano haverá mais cinco datas reservadas pela Fifa para jogos de seleções, e a CBF pretende aproveitar todas elas. Só para lembrar, segue a relação dos jogadores convocados por Mano Menezes.

Goleiros: Victor (Grêmio), Renan (Avaí) e Jefferson (Botafogo) Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Rafael (Manchester United), Marcelo (Real Madrid) e André Santos (Fenerbahçe) Zagueiros: David Luiz (Benfica), Henrique (Racing Santander), Réver (Atlético-MG) e Thiago Silva (Milan) Volantes: Sandro (Internacional), Jucilei (Corinthians), Hernanes (São Paulo) , Lucas (Liverpool) e Ramires (Benfica)
Meias: Carlos Eduardo (Hoffenheim), Ederson (Lyon) e Paulo Henrique Ganso (Santos) Atacantes: Robinho (Santos), André (Santos), Neymar (Santos), Alexandre Pato (Milan) e Diego Tardelli (Atléticoamigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *