DE FORTALEZA AO KREMLIN

O jornalista Sergio Leitão estará lançando e autografando seu segundo livro “De Fortaleza ao Kremlin”, terça-feira, 27/07, na sede da Editora Multifoco, Av. Mem de Sá, 126, na Lapa, a partir das 19 horas. Mais de 40 anos de carreira deram a Sergio Leitão uma larga experiência como correspondente das agências noticiosas Associated Press (AP) e Reuters, além da cobertura de quatro campeonatos mundiais de futebol, olimpíadas e centenas de outros eventos, além de permanente frequentador do Maracanã, sempre em jogos do seu querido Flamengo.

Serginho, como é carinhosamente chamado pelos colegas de trabalho e amigos, é uma figura doce, tranquila, sossegada. Separado de Fortaleza aos 14 anos, saiu de sua cidade mas ela não saiu dele. Deixou o seu Ceará para morar no Canadá para onde seu pai, funcionário público federal, foi transferido. Chegou ao Rio em março de 1964, um mes antes da queda do Governo João Goulart.

Em sua obra, o experiente repórter destaca algumas matérias nas quais esteve envolvido, como a prisão  do assaltante do trem pagador, o inglês Ronald Biggs e na área esportiva atuou no famoso “Manifesto de Glasgow”, no qual os jogadores de seleção brasileira resolveram romper com a imprensa que estava cobrindo a excursão que se estendeu por nove países. Sergio fala também de sua passagem obrigatória servindo ao Exército, no Forte Tamandaré da Lage, e de sua paixão de infância em Fortaleza, o time do América local,  de seus ídolos Mourãozinho e Fernandinho. De privilegiada memória, Sergio Leitão escreveu “Maracanã, da tragédia à gloria”, que lhe custou uma ressalva de Zizinho que perguntou “que tragédia” ?. Muitos momentos marcantes do maior estádio do mundo são narrados com detalhes impressionantes das partidas por ele assistidas, quase todas do Flamengo.

Sergio não vai parar por aqui e já está concluindo sua terceira obra, “A família Xavier”, contando passagens de sua adolescência com os amigos da Praça Xavier de Brito, na Tijuca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *