A OPINIÃO DO TORCEDOR

Foto: site as.com

por Sergio Vieira(*)

“NÃO HÁ FOME QUE NÃO DÊ EM FARTURA”

O futebol é feito disto…

Um Portugal literalmente diferente do 1º jogo contra a Costa do Marfim, (em que foi uma sombra de equipe no seu todo) arrasou por 7 x 0 a inoperante Coréia do Norte  que afinal, é uma mão cheia de nada. Dificultou o que pôde contra o Brasil, chegou mesmo a assustar e nesse jogo, querendo mostrar alguma eficiência atacante acabou por não resistir a um Portugal demolidor. Como é possível um Portugal tão apagado no 1º jogo, e um outro Portugal tão dinâmico no jogo de hoje ?

Simples, muito simples :

1) Sai Deco, (com uma suposta lesão na anca) e entra Tiago (que marca 2 gols). Deco nitidamente fora de forma, reserva no Chelsea, chamado como única solução para uma posição de médio construtor. Deco que já viveu dias melhores quer em termos de futebol e também de carisma junto dos adeptos portugueses, por causa das declarações depois do desaire contra a Costa do Marfim.

2) Sai Danny, entra Simão, opção que já deveria ter sido tomada no 1º jogo. Simão mesmo sendo o jogador português com mais horas de futebol nas pernas na temporada 2009/2010 ao serviço do Atlético de Madrid, e não estando em grande forma, entra, marca um gol e convence.

3) Sai Liedson, entra Hugo Almeida, marca um gol e convence. É um jogador limitado tecnicamente, mas é um jogador alto, raçudo e com bom posicionamento na área. Embora Lieson também tivesse marcado um gol, não está em forma e a opção natural é Hugo Almeida.

Alguém deve ter “soprado” para o técnico Carlos Queiroz que era por aí que Portugal deveria ir. Eram soluções tão lógicas, que só mesmo Queiroz, para não enxergá-las !

Os 7 gols “cheiram” (e são na realidade uma goleada). Mas é bom que se refira a fragilidade Coreana, que deve estar em maus lençóis no regresso à casa e a ter que justificar ao “Grande Líder” o fracasso da sua missão na África do Sul.

De destacar a atuação de Raul Meireles, que fez um grande jogo, e na minha modesta opinião foi o melhor. Mas outra vez, foi Cristiano Ronaldo quem levou o prêmio FIFA de melhor em campo, vá lá se saber porquê !Cristiano, que marca um gol pela seleção Lusa, passados quase 2 anos desde a última vez que o fez.

Fica a expectativa até sexta-feira no jogo contra o Brasil.

Um Brasil tranquilo, e um Portugal que vai jogar pensando se é melhor ficar em 1º ou em 2º no grupo, não vá calhar a Espanha na “rifa” portuguesa.

E aí, Portugal nem que seja só mentalmente já entra derrotado.

Coisas que a história entre estes dois países vizinhos mostra ao longo dos séculos. Portugal assume sempre contra a Espanha um nítido e inexplicável sentido de inferioridade seja lá no que for.

Brasil x Portugal dia 25.06.2010. Irmãos, irmãos, futebol à parte.

*Sergio Vieira é brasileiro, filho de portugueses e mora em Aveiro, Sul do Porto, há 20 anos. Torcedor do Fluminense e do Benfica, ainda acredita na subida de produção do time dirigido por Carlos Queiroz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *