ELIMINATÓRIAS

Mais uma vez a mídia especializada, ou deveria ser, presta um desserviço aos seus seguidores. Não sei exatamente porque razão, quando, na verdade, deveria servir para mostrar as coisas certas. Falo da denominação dada – e não é uma coisa recente – ao torneio que as seleções disputam para se habilitar a uma vaga na copa do mundo, nesse caso. O torneio não é ELIMINATÓRIO, portanto, “eliminatórias” está errado.

O torneio, como qualquer competição com essa finalidade, é CLASSIFICATÓRIO. Ou QUALIFY ( que habilita alguém ) como é visto nas placas postas nas laterais dos gramados, mesmo na América do Sul, porém mostrada para outros continentes. Ninguém disputa esse tipo de competição, individual ou coletivamente, para ser ELIMINADO mas para obter uma vaga na etapa seguinte. A eliminação é por extensão, não por mérito. Esse pertence aos mais bem classificados (Qualified).

Os índices obtidos nas competições individuais (natação, atletismo, etc) classificam os atletas não os elimina. Como não existe PRÉ-LIBERTADORES, mas primeira fase, as seleções buscam nesta etapa, CLASSIFICAÇÃO para a copa do mundo. Penso que não custa nada mostrar as coisas como elas são. Ou continuaremos sendo o único país do mundo que busca a vaga para a copa disputando as ELIMINATÓRIAS. Pode ser que dessa vez consiga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *