ESTADUAL NÃO TEM VICE-CAMPEÃO

O Botafogo foi tão superior que não admitiu vice-campeão. Quanto a isso não há discussão , o papo é outro. Uma exceção para as arbitragens, com bom nível, o resto foi desprezível em termos históricos. Muito bom para ser esquecido, de verdade. Merecimento do Botafogo à parte, não há como escalar a seleção dos melhores do ano. Tentei e desisti de fazer a tradicional escolha dos destaques. Não sei, e acredito que vai ser difícil explicar, quem foi o vice-campeão estadual, discussão que começou no programa BOLA EM JOGO, apresentado por Luiz Ribeiro, aos domingos, na rádio Tupi. E termina aqui, a não ser que alguém me mostre o contrário. O regulamento é omisso, a polêmica nem tanto, cabe discussão de botequim.

Foto: Arquivo do Blog do Iata


FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

REGULAMENTO DO CAMPEONATO ESTADUAL DA SÉRIE A DE PROFISSIONAIS DO RIO DE JANEIRO – CAMPEONATO CARIOCA 2010

DA FORMA DE DISPUTA

Art. 2º – O Campeonato será disputado em dois turnos, 1º turno (XLVI Taça Guanabara), 2º turno (XXVII Taça Rio) e Final.

§ 1° – A Taça Guanabara (1º turno) será disputada pelas associações de cada grupo (A e B) jogando entre si, em confronto direto, dentro do próprio grupo, classificando-se para as semifinais da Taça Guanabara as duas primeiras colocadas de cada grupo.

§ 2° – As semifinais da Taça Guanabara dar-se-ão por cruzamento olímpico (1º do grupo A x 2º do grupo B e 1º do grupo B x 2º do grupo A), em jogos únicos, que indicarão os finalistas da Taça Guanabara.

§ 3° – A Taça Guanabara (1º turno) será decidida em uma única partida, disputada entre os vencedores de cada uma das semifinais assinaladas no parágrafo anterior;

§ 4° – A Taça Rio (2º turno) será disputada pelas associações de cada grupo, A e B, jogando contra as associações do outro grupo, em confronto direto, classificando-se para as semifinais as duas primeiras colocadas de cada grupo.

§ 5° – As semifinais da Taça Rio (2º turno) dar-se-ão por cruzamento olímpico (1º do grupo A x 2º do grupo B e 1º do grupo B x 2º do grupo A), em jogos únicos, que indicarão os finalistas da Taça Rio.

§ 6° – A Taça Rio (2º turno) será decidida em uma única partida, disputada entre os vencedores de cada uma das semifinais da Taça Rio.

§ 7° – As associação campeãs, respectivamente, da Taça Guanabara (1º turno) e da Taça Rio (2º turno) estarão, automaticamente, classificadas para a final do campeonato.

§ 8° – A final do campeonato será disputada em duas partidas pelas associações campeãs, respectivamente, da Taça Guanabara (1º turno) e da Taça Rio (2º turno) .A primeira colocada, ao final das duas partidas, será declarada campeã Estadual;

§ 9° – Caso a vencedora da Taça Guanabara (1º turno) seja também a vencedora da Taça Rio (2º turno), será declarada campeã Estadual.

Art. 3º – Na hipótese de que venham a se classificar para as semifinais de qualquer um dos dois primeiros turnos (Taça Guanabara ou Taça Rio) as associações Botafogo FR, CR Flamengo, Fluminense FC e CR Vasco da Gama, jogará a partida do domingo a que tiver obtido o maior número de pontos no decorrer do respectivo turno, observado o disposto no art. 4º.

Parágrafo Único: Na hipótese de participação nas semifinais de outras associações, o jogo do domingo será aquele da associação primeira colocada no turno, tendo prioridade, entretanto, a partida que envolver as associações mencionadas no caput deste artigo.

DA CLASSIFICAÇÃO GERAL

Art. 13 – A classificação das associações no Campeonato, será feita da seguinte forma:
a) O primeiro e segundo lugares serão, respectivamente, o campeão e o vice-campeão;
b) Do terceiro ao último lugar será observada a classificação obtida pelas associações em razão do somatório dos pontos ganhos nos dois turnos, excluídos os jogos semifinais e finais de cada turno.

EIS A QUESTÃO

a) O PRIMEIRO E SEGUNDO LUGARES SERÃO, RESPECTIVAMENTE, O CAMPEÃO E O VICE-CAMPEÃO (linda conclusão, por sinal)
O VASCO foi o vice-campeão da Taça Guanabara e o FLAMENGO vice-campeão da Taça Rio, quem é o vice-campeão estadual ?

b) Do TERCEIRO ao ÚLTIMO lugar será observada a classificação obtida  … no somatório de pontos.
ONDE ESTÁ DEFINDO QUEM É O SEGUNDO COLOCADO, NO GERAL ?

ALGUNS DESTAQUES:

Não há como deixar de escalar o goleiro Jeferson, do Botafogo, com certeza um dos responsáveis pela recuperação do time. Mesmo sem um padrão linear de atuações, Leonardo Moura foi o melhor lateral direito. A partir daí começa a complicar. Difícil selecionar dois zagueiros de área e um lateral esquerdo. Alguns, como Fabio Ferreira, cresceram no final da competição, mas não o suficiente para ser escolhido. Um bom volante, com algumas partidas ruins, entretanto, mas com saldo suficiente foi  Leandro Guerreiro, um bom jogador .

Willians fez um bom campeonato e formaria uma boa parceria com Leandro, Conca, menos brilhante mas eficiente e importante pela técnica e empenho em todos os jogos, e o menino Philippe Coutinho, a grande revelação do ano. Caiu de produção na reta final do segundo turno pelo peso que lhe puseram nos ombros. Mas é brilhante.

O ataque dá para escolher sem problemas. Vagner Love, o melhor jogador do Flamengo na competição, além de artilheiro isolado do campeonato. Chegou, viu e venceu, para usar um ditado antigo mas identificado com ele. Tem boa técnica, velocidade e visão de gol. Faltou fôlego nos jogos finais. Correu além do permitido ou não se cuidou o suficiente. Para formar a dupla de ataque ficou fácil. Pode decidir entre Loco Abreu e Herrera, a quem eu escolheria.

Phillipe Coutinho foi a revelação do ano. Tem tudo para dar certo, inclusive pinta de craque. Está com o caminho aberto para uma temporada no Internazionale, de Milão, que deverá emprestá-lo para adquirir experiência numa equipe menor, dependendo do humor do técnico português José Mourinho, ou mesmo ficar no Vasco até o fim do ano. Belíssimo futebol tem esse menino.

Muito bom trabalho realizado pela Comissão de Arbitragem da Federação,   liderada por Jorge Rabello, que modificou totalmente o modelo ultrapassado implantado há anos e “dirigido” de fora para dentro. Não há mais veto a árbitros, a renovação de valores foi muito boa e o trabalho de condicionamento dos  árbitros é o melhor do país. Concentração, trabalhos técnicos de posicionamento, tempo técnico e os dois árbitros nas laterais dos gols, já testado pela Liga Européia dão a exata dimensão do que foi realizado.  Há muito tempo o quadro de árbitros não apresentava um nível tão alto. Mesmo com os erros, que são próprios dos seres humanos. Marcelo de Lima Henrique foi o destaque do campeonato. Apitou um Fla x Flu como dificilmente outro árbitro fará, em qualquer lugar do mundo onde uma bola rolar.

3 thoughts on “ESTADUAL NÃO TEM VICE-CAMPEÃO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *