O AMIGO DO REI

Reza a lenda que, no futebol, o melhor emprego do mundo é ser goleiro do São Paulo. Vale a pena. Mesmo que o vestibular seja difícil (são 2, no máximo 3 vagas num concurso que aprova 30 por elenco) quando você é promovido, chega ao profissional, passa a receber sem trabalhar. Tudo bem, tem que acordar cedo como todo mundo, treinar a semana toda, mas quando chega a hora de mostrar serviço você senta num banco confortável e assiste seus companheiros trabalharem. Sem suor ou mesmo sujar o macacão, digo, uniforme, você ainda recebe gratificação pela vitória e nenhuma culpa pelo mau resultado. Esta tarefa cabe desde 1977, 1139 jogos e 117 gols marcados a Rogério Ceni. O titular daquela vaga que não se machuca, não entra em crise existencial, não é amigo do macarrão pra se envolver em furada e já transformou em ociosos bancários gerações de atletas que sonharam um dia em defender o gol do tricolor paulista.

Mas se você pensa que não há outra moleza à vista no mundo do futebol, prepara-se. Você também pode sonhar em ser um Murtosa. Segundo o Aurélio, Murtosa é o amigo do Rei. Desde que foi descoberto, nosso país adotou, no seu jeitinho particular de sobreviver, uma maneira impessoal, de favor, concessões, clientelismos, gentilezas que aguardam retribuições mais à frente. E nosso comandante Felipão, homem cordial, além do Henrique, carrega à tiracolo pelos gramados do mundo seu fiel escudeiro. Murtosa, além de amigo e confidente, apita treinos, distribui camisas e corre em volta da granja com o patrão para apurar a forma física. Não emagrece porque come junto aos leões, mas caça como um gatinho. Seu silencio, cumplicidade e lealdade o fizeram ganhar, sem sorteio, um tour pelo mundo. Morou em Portugal, no Japão, na Inglaterra e até no exótico Uzbequistão. Sem entrar em campo para jogar ou dirigir qualquer equipe, esteve em todas as folhas de bicho, inclusive aquela polpuda do Pentacampeonato. Neste momento, está confortavelmente alojado na Granja Comary, em Terezópolis, e acaba de adquirir o direito, sem entrar naquela fila confusa para comprar ingressos, de assistir na primeira fila os melhores jogos da Copa do Mundo. Inclusive a final.

Já escolheu o que quer ser na vida quando crescer ou dar certo? Goleiro do São Paulo ou auxiliar do Felipão? Na dúvida, acorde cedo, Trabalhe. Corra atrás. E jogue na Mega Sena porque suas chances de ganhar são bem maiores de vencer na vida sem fazer força.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *