BÚZIOS, O PARAÍSO É AQUI

Oi, amigos, estou de volta. Não se recusa um convite para palestra ou mesmo um passeio, ou as duas coisas, em BÚZIOS. Mais de 25 anos depois passei de Araruama rumo a Região dos Lagos, atravessando Cabo Frio, sempre muito linda, Geribá, onde passei a maior parte de minha juventude, até chegar à rua da Pedras, dois dias em Búzios, completamente mudada.

Outra estrutura. Para melhor, muito melhor. A impressão de estar numa pequena cidade americana, tudo arrumadinho, ou na Europa, sem exagero. Limpa, linda, organizada, um comercio espantosamente evoluído, restaurantes de todos os tipos, gente bonita, um sonho.

Voltei apaixonado por Búzios, tudo que vi por lá. Na saída errei o caminho e entrei numa contramão. Um jovem policial me parou assim: “o que houve, senhor ?” Depois da explicação, ele pra mim: “não tem problema, vamos dar um jeito”. Parou o trânsito, dei meia-volta e peguei a estrada de volta ao Rio.

Não acreditei no que estava vendo. Mas tenho certeza que, quando estiver sinalizada (o único defeito que vi), Búzios não ficará devendo e nenhum balneário, em qualquer parte do mundo. Dos lugares onde passei, trabalhando ou não, considero La Manga o mais lindo de todos os balneários que conheci.

Fui em 2010 com meus sobrinhos Sergio, Rose, Iara e Leco, saindo de Aveiro, Portugal, até Murcia, na Espanha, atravessando todo o país de Cervantes, um dos mais lindos do mundo, através de estradas rigorosamente sinalizadas e perfeitas, durante 11 horas que o incansável. Até o Mediterrânea, que banha La manga, com águas cristalinas e morna. Sergio dirigiu. Ali passei as melhores férias de minha vida.

La Manga é única, mas lembrei muito daquele lugar maravilhoso, cinematográfico, ao chegar a Búzios, que eu não conhecia. O País, não a prefeitura municipal ou o Estado, precisa mostrar ao mundo que temos, sim, um local privilegiado, lindo, maravilhoso, que nada deve a qualquer lugar do planeta. Não sou, nem um pingo, ufanista. Nunca fui. Acabo de abrir uma exceção. Vá a Búzios e não se arrependerá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *