PRECISO ENTENDER UMA COISA

Tentaram jogar Ronaldo contra os torcedores

Por mais que tente, não consigo acompanhar todos os movimentos do povo nas ruas, acampamentos e periferias dos estádios onde se realizam jogos da copa das confederações. Claro que estou ligado, buscando acompanhar todos os movimentos, mas sempre fico em dúvida. Como fazer isso, se não pela televisão, rádios e jornais. Resolvi ficar ligado na Record, prestigiando Marcelo Rezende, no Cidade Alerta. Excelente. Acompanhei muita coisa que precisava ver, mesmo com os problemas que o bravo apresentador teve que enfrentar.

Marcelo é o melhor que conheço, independente de sermos contemporâneos, amigos de muito tempo, desde quando começamos carreira juntos, cobrindo o América – ele, como eu, vem do futebol. Tem a vantagem de ser independente, diz o que vê e pensa, privilégio de poucos nessa profissão, solta a língua, dentro dos limites impostos pela ética, responsabilidade e respeito ao ouvinte, claro. Há momentos de muita tensão, que exige velocidade, afinal ele está realizando uma cobertura histórica, talvez a mais importante de sua carreira. E deu show. 

Diante de uma avalanche de reivindicações, confrontos, badernas e saques, fica a impressão que o movimento perdeu o rumo, não consegue caminhar numa só direção. Mas está, com certeza, indo bem. O povo que foi às ruas sabe perfeitamente o que está querendo. Mudanças, não uma, mas muitas mudanças. Não ouvi falar, até agora – pode ser quer alguém tenha sugerido – a necessidade de mudar a imprensa dita “grande”, por ela mesma, que vem manipulando a informação há muito tempo, enquanto sua conta bancária não para de crescer, e muito.

Os exemplos estão aí, na cara de quem quiser analisar. As matérias vão ao ar na medida em que interessa essa ou aquela emissora . E tem que ser assim, sei disso, mas e as mudanças, não deveriam mexer nisso ? Como haverá mudanças com esse tipo de jornalismo ? De que forma saberemos como as coisas acontecem se não formos buscar informações em espaços especiais, como Caros Amigos, por exemplo, que trava uma batalha desigual para poder chegar às bancas. Para onde vão as contas de publicidade do governo, o que isso representa ?

Vejo como prioridade uma mudança na imprensa, no comportamento de “grande mídia”, uma cobrança. O povo que tem ido às ruas esquece que esse movimento só será vitorioso se houver uma imprensa livre, não o que está aí. Não falo das exceções, claro, que são heróicas. Chega de baboseiras que iludem o povo, anestesiam seus pensamentos, criam um mundo irreal. O povão não come suco de laranja, iogurte e queijo no café da manhã. A realidade é outra. Basta de bobagens pasteurizadas para alienar os “miseráveis”.

Não sou daqueles que pensam que a Copa das Manifestações deveria ser interrompida, nem apoio a Fifa, em 90% das medidas tomadas por ela. É uma casa sob suspeita, há muito tempo, onde a corrupção disputa cabeça a cabeça com a que temos em nosso País. Por isso a mobilização popular. Penso que não deveríamos ter aceitado as exigências feitas por ela, na sua totalidade, havia muito a se discutir. Com que direito a Fifa se sobrepõe à Constituição e impede o torcedor de se manifestar pacificamente com cartazes, nos estádios ? E o direito à livre expressão, onde fica ? 

Uma situação que me incomodou muito. Não vejo nada errado em Ronaldo Fenômeno ser escolhido como membro do COL, por tudo que ele representa para o futebol brasileiro e mundial. É legitimo que ele defenda alguns pontos expostos à avaliação popular, se manifeste. Tem todo o direito, como morar em Londres, nada contra. O que não pode é usar seu depoimento para jogá-lo contra o povo, como foi feito em seu último pronunciamento. Uma vergonha, que reforça minha posição de exigir mudanças na imprensa. Quem vai comprar essa briga se não tiver o povo a seu lado ?

Ronaldo disse, há dois anos, que “não se faz copa do mundo com hospitais”, o que é verdade. Não há jogo num hospital, foi isso que ele disse, não que preferia fazer um estádio a um hospital, o que seria uma insensatez, burrice espacial. Que não é do seu modo. Essa matéria foi editada, “esquentada” pois, como já disse, esse depoimento foi feito há dois anos, não hoje. É uma vergonha. No lugar dele eu entraria com uma ação na justiça, contra quem fez isso. É uma cretinice, que acaba virando verdade e o ex-fenômeno sai perdendo porque não tem como se defender. No espaço que tem não deixam. Isso precisa entrar na pauta das reivindicações do povo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *