GRAVE CRISE DE ARBITRAGEM NA ESPANHA

 O árbitro Undiano Mallenco, do comitê  navarro escalado para o maior clássico do futebol mundial Barcelona x Real Madrid, é mais um caso destacado pela imprensa espanhola, que tem  denunciado as péssimas arbitragens em todas as 25 rodadas disputadas até agora na Liga das Estrelas. A partida vale vaga na final da Copa do Rei e o primeiro jogo, disputada no Santiago Bernabéu, terminou com empate de 1×1.

 Alberto Unidano Mallenco (08-10-73), nasceu em Pamplona é sociólogo, árbitro da Fifa desde 2004 e representou a Espanha na copa do mundo de 2010, na África do Sul. Chegou segunda-feira a Barcelona e não deu entrevista.

O técnico interino do Barcelona Jordi Roura, advertiu na entrevista coletiva depois do treinamento que precedeu ao clássico contra o Real Madrid, que “é evidente que temos piores resultados com Mallenco que com outros  e guardamos na memória sua permissividade naquela final de Copa (de 2011)”.

O Barcelona reclama da final de 2011 alegando violência por parte dos jogadores do Real Madrid mas os brancos apontam as gravações do jogo como disputa dura, acirrada, em ambas as equipes, inclusive destacam uma entrada muito forte de Mascherano em Xabi Alonso que quase tirou de campo o volante merengue. Seis jogadores estão pendurados com um cartão amarelo e quem for advertido ficará fora da final com Atlético ou Valencia: Cristiano Ronaldo, Xabi Alonso, Ricardo Carvalho (Madrid), Fábregas, Mascherano e Daniel Alves (Barcelona)

Undiano Mallenco já apitou seis jogos entre Real Madrid e Barcelona, sendo cinco da Liga das Estrelas e uma final da Copa do Rei, em 2010-11, vencido pelo Real Madrid por 1×0, gol de Cristiano Ronaldo. Pelo campeonato nacional o Barcelona venceu três, perdeu dois e houve um empate. Para o clássico foram vendidos mais de 90 mil ingressos e a torcida culé vai apresentar um painel com o escudo do Barcelona e a bandeira da Catalunha.

A Federação das “Peñas” – grupos que se organizam em reuniões nas sedes e representam os clubes, o contrário das nossas “torcidas organizadas – do Real Zaragoza propôs aos sócios que adiem as manifestações que estavam programando para as próximas rodadas, em protesto às atuações dos árbitros que, segundo seus diretores, estão prejudicando muito o time na Ligas das Estrelas.

Destacam, entretanto, que não vem os erros dos árbitros de uma maneira subjetiva: “mas por uma análise dos entendidos na matéria arbitragem, que concordam, rodada após rodada, que o Real Zaragoza está sendo um dos times mais prejudicados, se não o mais prejudicado, na Liga das Estrelas. Vamos protestar de uma maneira contundente, clara e concisa, mostrando que a situação já não é mais fruto de casualidade, jogo após jogo e que as decisões erradas dos árbitros, pouco profissionais não podem continuar sistematicamente”, diz a nota publicada em Zaragoza, que solicita postura enérgica dos torcedores e do clube, com todos os meios legais que tenham à mão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *