GUARDIOLA NÃO DARIA CERTO NA SELEÇÃO BRASILEIRA (Parte 1)

 
Arturo Vila e Iata Anderson – Foto: arquivo pessoal Iata Anderson 
 
 
O  espanhol Arturo Vila da revista “Fútbol-Táctico” ,esteve no Brasil, a negócios e nos deu uma entrevista exclusiva onde destaca a valorização de Pep Guardiola que, entretanto,  não daria certo dirigindo a seleção brasileira.
 
“Não teria tempo, o Guardiola, para fazer um trabalho que levou anos e vem lá de trás com (Louis) Van Gaal, (Frank) Rijkaard, ele pegou o time praticamente pronto”. Sobre a influência do futebol brasileiro no sucesso da seleção espanhola, pegou pesado: 
 
“Não foi bem assim. Pode ter influenciado a ele mas a seleção espanhola de hoje é fruto de um trabalho a longo prazo.
 
O Barcelona atual, para Arturo, é resultado de um planejamento bem executado com os treinadores, que hoje a Espanha está exportando.  Cita Tito Vilanova como parte responsável pelo posicionamento tático do Barcelona: 
 
“Muita gente especialista em sistemas táticos garante que o trabalho de campo foi muito ajudado por Tito, hoje dirigindo o time. Pode ver que não mudou praticamente nada”. Vila garante que há uma supervalorização de Guardiola: “É um bom técnico e acabou super valorizado. Gostaria de vê-lo  dirigindo o Atlético ou o Valencia para a gente poder dizer se ele já é, realmente, um técnico pop, de ponta“
 
A “Fútbol-Táctico” é um projeto  consolidado, há seis anos no mercado espanhol, e em dez meses está circulando com edições em inglês e português e projeta lançar edições em chinês e russo. É um projeto muito interessante que pretendemos lançar a nível mundial. A nível tático a revista é uma referência mundial em inglês e espanhol e agora vamos lançar no Brasil.Queremos dar formação, vendemos formação. É um produto barato que se vende com boa base para a formação de um técnico de futebol. Como triunfamos na Espanha e Inglaterra não temos a menor dúvida que teremos sucesso no Brasil, que é o país do futebol. Se tudo funcionar como planejamos o sucesso está garantido, disse Arturo Vila.
 
Pep Guardiola 
 
Fique sabendo, nessa entrevista intrigante, como virá a seleção espanhola para a copa de 2014, a provável final deste mundial, a confiança do torcedor em toda a Espanha com relação à conquista do bicampeonato, a escolha de Felipão para dirigir a seleção brasileira e a magnífica definição, muito simples, super objetiva sobre o melhor time do planeta. Encerrando sua passagem pelo Rio não poderia faltar um encontro com seu maior ídolo, Jairzinho. Vila disse muito mais, deu um banho de conhecimento sobre o futebol de seu país e nos obrigou a aproveitar todo o papo que tivemos em duas etapas. Curta a primeira parte.
 
COMO PODE UM PAÍS COM UMA CRISE FINANCEIRA MONSTRUOSA TER OS DOIS MAIORES CLUBES DO MUNDO ?
 
– No futebol não há crise.  Aí não há crise. O torcedor do Real Madrid, do Barcelona, não liga se não tiver dinheiro para cerveja, o cinema, teatro, mas seguir o seu time sim. O torcedor do Real Madrid vive para o clube, não importa se não tem dinheiro para comprar arroz o que importa é o apreço que tem por seu time, do qual ele é fã.
 
Messi
 
ACONTECE O MESMO COM A SELEÇÃO ?
 
– Levamos três, quatro anos em crise, mas o resultado da seleção vem de 15 a 25 anos de formação dos técnicos, de um trabalho muito bem feito, do Ministério dos Esportes, que fez uma legislação para que o profissional seja capacitado a treinar o garoto. Não pode ser qualquer um, tem que ser habilitado. Foi criada a escola de treinadores. Depois de capacitar o treinador começou o trabalho de formação dos meninos, a partir dos cinco, seis anos, com bons técnicos, pessoal preparado para preparar jogadores. O resultado está aí, com bons jogadores.
 
QUAL A RELAÇÃO DESSE TRABALHO COM O ATUAL TIME DO BARCELONA. ALGUMA INFLUENCIA ?
 
– Sim, o Barcelona foi o primeiro clube na Espanha a ter uma escola de futebol. Pegava o garoto com oito, nove, dez anos e trazia para sua escola, a Masia, que era a escola de jogadores, ao lado do Nou Camp. Ali o menino tinha onde morar, estudar e treinar. Se não for aprovado na escola não joga. Em primeiro lugar está o estudo. Com essa metodologia que saíram todos esses jogadores.
 
INCLUSIVE GUARDIOLA HOJE UM TREINADOR VENCEDOR
 
– Sim, Guardiola foi formado na escola de futebol do Barcelona, hoje treinador, um grande treinador. Sempre saíram bons jogadores da base do Barcelona. Agora mais que nunca porque eles vão buscar os meninos em qualquer parte do mundo, com oito, nove, dez anos e começam a preparar, como Messi, que chegou com doze anos a Masia.
 
 
 Iniesta
 
TODO O SEGREDO DO BARCELONA É ESSE ?
 
– É simples. Formação, formação, formação. Mais nada.
 
GUARDIOLA CITOU O FUTEBOL BRASILEIRO COMO ESPELHO PARA O SEU TRABALHO. FOI DESSA FORMA ?
 
– Não foi bem assim. Pode ter influenciado a ele, isoladamente, mas a seleção espanhola de hoje é fruto de um trabalho a longo prazo. O Brasil sempre foi uma referencia importante para o futebol espanhol. Nós sempre gostamos do bom futebol por isso respeitamos e admiramos o futebol que se joga aqui, mas a nossa seleção nunca teve sorte, mesmo com bons times. Faltava uma conquista importante para motivar nossos jogadores, dirigentes e imprensa.
 
COMO O FUTEBOL BRASILEIRO INFLUENCIOU OS ESPANHÓIS ?
 
– O Brasil sempre foi referencia para os espanhóis, que gostavam muito do futebol que se jogava aqui. Acontece que agora aquele futebol está na Espanha. Os brasileiros vão se erguer novamente e praticar um bom futebol, como sempre fizeram. Aqui tem muito jogador de qualidade, sempre surge um grande craque.
 
DEIXAR DE IMPORTAR COMO ANTES FOI BOM PARA A ESPANHA ?
 
– Perfeito, equilibrou. Há um artigo na nossa revista que se chama “Spanish Premier League” em que fazemos uma reportagem falando da quantidade de jogadores espanhóis que há pelo mundo. Há um monte de jogadores espalhados por aí. Dizer que a Espanha está em crise, não pega bem não é verdade. Lá pagamos como se paga na Inglaterra, que está levando nossos jogadores, o mesmo que aconteceu algum tempo com os brasileiros que foram para a Espanha.
 
A ESPANHA REVERTEU ISSO ?
 
– Sim. Continuamos importando jogadores brasileiros, mas não como antes, mas os ingleses estão fazendo o mesmo, estão levando muitos dos nossos craques. E também brasileiros, que não se adaptavam, como os espanhóis, mas agora estão indo. Por isso a mudança no futebol inglês de uns anos para cá.
 
 
 Xavi
 
É O GRANDE MOMENTO DO FUTEBOL ESPANHOL ?
 
– Sim, estão levando bons jogadores. Posso citar Davi Silva, Fernando Torres, Mata, David Villa, que retornou ao Barcelona, Xabi Alonso, Luiz Garcia, Pepe Reina, Antonio Barragan, Morientes, Alvaro Arbeloa, Pique, Cazorla, Fábregas  e o goleiro Ricardo,que também voltaram e agora estão levando também técnicos, como Rafael Benítez, que assumiu no Chelsea. Pode parecer repetitivo mas aí está, exportando técnicos. O mesmo que fazia o Brasil antes, é uma repetição do que o futebol brasileiro fazia.
 
HOJE HÁ MAIS ESPANHÓIS QUE BRASILEIROS NO REINO UNIDO ?
 
– Sim, hoje estão espalhados pelo Reino 20 jogadores espanhóis e 14 brasileiros, mais uma prova de que esse trabalho que citei antes está dando grandes resultados. Vejam a diferença de evolução entre um país e outro. Nós apostamos no trabalho de base e ganhamos três campeonatos seguidos, de nível internacional, sendo um deles a primeira copa do mundo
 
QUAL A IMPORTÂNCIA DO GUARDIOLA NO TIME DO BARCELONA ?
 
O trabalho que é feito no Barcelona vem de muito tempo, lá atrás. Vem de (Louis) Van Gaal, de (Frank) Rijkaard, Guardiola encontrou um time feito, com os melhores jogadores. O trabalho vem lá de trás. Acho que qualquer  treinador espanhol de agora se pega o Barcelona na época em que ele pegou o Barcelona teria feito o mesmo, exatamente igual. Mas não podemos deixar de reconhecer sua importância na formação do melhor time do mundo, talvez o melhor de todos os tempos.
 
E DO ATUAL TREINADOR TITO VILLANOVA ?
 
– Nós acompanhamos os treinos e jogos do Barcelona para a nossa revista. Meu irmão até mais que eu, pois é especialista em táticas, técnicas, posicionamentos. Muita gente garante que Tito participava ativamente do trabalho de campo de Guardiola. Quando falou-se em mudança meu irmão garantiu, em vários depoimentos, que o atual técnico daria certo, porque  ele era participativo, sabia como o treinamento era feito no Barcelona,  participava das tarefas de campo. Guardiola escalava o time, era o técnico principal, responsável pelo que acontecia nos jogos, tinha influencia sobre o grupo. 
 
 
 O espanhol Rafael Banitez técnico do Chelsea
 
OS RESULTADOS ESTÃO CONFIRMANDO ISSO ?
 
– Eu não falo mal do Guardiola, não digo que seja um mau técnico, respeito o seu trabalho, mas acho que qualquer outro teria feito o mesmo com esse time, com esse grupo de jogadores. Acho até que, em algumas partidas, se entrar em campo sem treinador vai ganhar do mesmo jeito porque os jogadores são espetaculares, o sistema de jogo vem de muitos anos atrás, tanto que o time continua jogando a mesma coisa. É um projeto que deu certo, um trabalho bem feito que está dando resultado. Se está dando certo, por que mudar ? Foi assim que Guardiola se consagrou
 
GUARDIOLA NÃO É O QUE DIZEM DELE ?
 
– Creio que há uma super valorização de Guardiola. É um bom técnico, mas está super valorizado. Ainda por cima teve a felicidade de ter o Messi para lhe ajudar, juntou tudo. Deus olhou para ele e disse “Toma o Messi” e ele aproveitou muito bem.  Xavi já estava. Iniesta. O Barcelona joga igual, sem o Messi, ganha igual sem ele. Claro, com ele ganha muito mais fácil porque pega a bola e sabe-se que um, dois gols são certos. Ano passado fez um monte de “hat trick” (três gols numa mesma partida), uma barbaridade. É um jogador super determinante, resolve. Guardiola foi inteligente e aproveitou todos os ventos a favor e fez do Barcelona o melhor time do mundo. Claro que tem méritos, responsabilidade pela mudança que se deu na equipe.
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *