MESSI DETONA RECORDE DE GERD MÜLLER

Foto: Efe

Lionel Messi marcou os dois da vitória do Barcelona sobre o Betis (2×1) e soma 86 gols em um ano, superando o “Torpedo” Gerd Müller, que marcou 85, em 1972. Faltando ainda três partidas oficiais, o argentino poderá estabelecer uma nova marca difícil de ser batida, considerando que o feito de Müller durou exatamente 40 anos. Messi conseguiu a nova marca em 66 jogos, enquanto o alemão jogou 60, mantendo, portanto, melhor média de gols.

O Barcelona derrotou o Betis, que faz uma de suas melhores campanhas na Liga das Estrelas em toda sua história, em quarto lugar, com vaga na Copa da Europa, após 15 rodadas. Messi, que sofreu grave lesão na quarta-feira (ver matéria neste blog) numa disputa de bola com o goleiro do Benfica, pela Liga dos Campeões, teve rápida recuperação e foi ao estádio Benito Villamarin para fazer história contra o goleiro Adrián. Marcou aos 15’ e 25’ do primeiro tempo.

São computados apenas gols em jogos oficiais, diferente das contagens – quando existem – dos principais jogadores mundo afora. Os números são computados pela Federação Espanhola, enviados à Fifa, que divulga em seu boletim oficial. Outra diferença na contagem está na divisão das temporadas, que são distintas. No Brasil a soma dos gols é feita de janeiro a dezembro, calendário oficial. Na Europa a competição conta de um ano para outro.

Os gols marcados pelo novo recordista foram feitos na Liga das Estrelas (campeonato espanhol), 56 em 35 partidas, entre 2011 /2012 e a atual competição, que tem 15 rodadas; 3 gols em 7 jogos da Copa do Rei; 2 na Supercopa da Espanha; 13 na Liga dos Campeões, em 13 jogos e 12 pela seleção da Argentina em 9 partidas. Messi terá ainda três jogos para fechar a temporada: enfrenta o Córdoba, fora de casa, pela Copa do Rei, recebe o Atlético, pelo campeonato e vai enfrentar o Valladolid, fechando a temporada.

Nem o mais otimista torcedor culé (barcelonista) pensaria que Messi iria a campo para enfrentar o bem montado Betis, depois da última partida e o choque com o goleiro Artur, do Benfica, quando o argentino deixou o campo de maca sentindo fortes dores no joelho esquerdo. Para ele, todavia, as coisas acontecem normalmente, como a qualquer ser humano acima da média. Se preferirem, os chamados “gênios”.

Fiz essa foto com Gerd Müller, no Maracanã, três anos depois de bater o recorde de gols – Foto: acervo pessoal Iata Anderson

“Sabíamos que seria muito difícil vir aqui porque o Betis joga muito bem e está fazendo uma ótima campanha. Foi uma vitória muito importante. Meu objetivo quando começa o ano é fazer tudo de novo outra vez. Sobre a Bola de Ouro, deu a sua dica para quem poderá ser o vencedor de melhor jogador da temporada. “Se for o Andrés (Iniesta) é merecido, por tudo que tem feito. Seria um premio para todo o grupo”.

Vale repetir o que foi dito no jornal “AS”, de Madrid, sobre a partida. “Nada mais assustador que ver Messi chocar-se com o goleiro do Benfica e cair contorcendo-se de dor. O mundo do futebol olhou, da imediato o calendário. Os barcelonistas para saber quanto tempo ficariam sem suas milagrosas aparições e os rivais para saber quanto teriam de oportunidade de enfrentar em condições iguais um Barça terrestre. Poucos duvidaram que sua saída na maca não acarretaria uma lesão séria. Ninguém imaginou vê-lo em Sevilha. Incrédulos. Pobre Muller. Leo tem superpoderes. Viajou, jogou e venceu. O de sempre. Garantiu a vitória com dois golaços e escreveu outro capítulo da história deste esporte. E não vale dizer porque foi um ano bissexto. É um gênio”.

Veja como Messi chegou ao novo recorde em sua carreira

2011-2012

COMPETIÇÃO – ADVERSÁRIO – GOLS

(COPA DO REI) OSASUNA – 2

(LIGA BBVA) BETIS – 2

(LIGA BBVA) MÁLAGA – 3

(LIGA BBVA) REAL MADRID – 1

(CHAMPIONS) BAYER 04 – 1

(LIGA BBVA) VALENCIA – 4

(LIGA BBVA) ATLETICO – 1

(AMISTOSO) ARG X SUIÇA – 3

(LIGA BBVA) RACING – 2

(CHAMPIONS) BAYER 04 – 5

(LIGA BBVA) SEVILLA – 1

(LIGA BBVA) GRANADA – 3

(LIGA BBVA) MALLORCA – 1

(LIGA BBVA) ATHLETIC – 1

(CHAMPIONS) MILAN – 2

(LIGA BBVA) ZARAGOZA – 2

(LIGA BBVA) GETAFE – 1

(LIGA BBVA) LEVANTE – 2

(LIGA BBVA) RAYO – 2

(LIGA BBVA) MÁLAGA – 3

(LIGA BBVA) ESPANYOL – 4

(COPA DO REI) ATHLETIC – 1

(ELIMINAT) ARG X EQUADOR – 1

(AMISTOS0) ARG X BRASIL – 3

 

2011-2012

(AMISTOSO) ARG X ALEMANHA – 1

(LIGA BBVA) REAL MADRID – 2

(SUPERCOPA) REAL MADRID – 1

(LIGA BBVA) OSASUNA – 2

(SUPERCOPA) REAL MADRID – 1

(ELIMINAT) ARG X PARAGUAI – 1

(LIGA BBVA) GETAFE – 2

(CHAMPIONS) SPARTAK – 2

(LIGA BBVA) REAL MADRID – 2

(ELIMINAT) ARG X URUGUAI – 2

(ELIMINAT) QRG XCHILE – 1

(LIGA BBVA) DEPORTIVO – 3

(LIGA BBVA) RAYO VALLECANO – 2

(CHAMPIONS) CELTIC – 1

(LIGA BBVA) MALLORCA – 2

(LIGA BBVA) ZARAGOZA – 2

(CHAMPIONS) SPARTAK – 2

(LIGA BBVA) LEVANTE – 2

(LIGA BBVA) ATHLETIC – 2

(LIGA BBVA) BETIS- 2

OBS: Os amistosos são oficiais, programados pela Fifa

 

One thought on “MESSI DETONA RECORDE DE GERD MÜLLER

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *