MESSI OITO ANOS DEPOIS

Lionel Messi estreou contra o Espanyol, tal como hoje, dia 16 de outubro, em 2004, usando a camisa número 30, aos 38 minutos do segundo tempo. Substituiu o luso-brasileiro Deco – hoje no Fluminense – que era uma das grandes estrelas do time dirigido por Frank Rijkaard, e que marcou o gol da vitória do Barcelona por 1×0. Aquele franzino Messi pisou o gramado do estádio Montjuic e deu mostras de sua qualidade técnica, escondendo sua fragilidade física. Começava ali uma nova fase do futebol mundial.

Aquele jogo mudaria a história do Barcelona e do futebol espanhol reconhecidamente o melhor do mundo, que cresceu com a evolução do time catalão sob o comando do craque argentino que passou a mobilizar as atenções da mídia mundial. Jogadas 340 partidas aquele futebol de menino se converteu em história do time azul e grená, consagrado como o melhor time do mundo, para alguns o maior da história. Naquele dia o Barcelona acabava de descobrir seu maior tesouro.

A historia do menino pobre que deixou a Argentina aos 13 anos para se transformar no melhor jogador do mundo é por demais conhecida. Nesses oito anos Messi se confunde com o a história do próprio clube, aclamado por todos como o melhor Barcelona de todos os tempos. Três Bolas de Ouro, cinco Ligas (campeonato nacional), três Ligas dos Campeões, e duas Copas do Rei da Espanha são as maiores conquistas entre 19 títulos com o clube e 60 premiações individuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *