MARACANÃ FAZ 62 ANOS COM FESTA E HOMENAGENS

Governador Sergio Cabral - Foto Veloso

Como parte das comemorações do aniversário de 62 anos do Maracanã, foi inaugurado sexta-feira (15/6), pelo governador Sérgio Cabral, o show room com peças que serão expostas no novo estádio. Uma área com o gramado que será o piso da final da Copa do Mundo de 2014 contará com fotos da evolução da obra, além de amostras do piso, da arquibancada e dos refletores.

A área estará aberta ao público a partir deste sábado (16/6) e os visitantes terão a oportunidade de ver peças a 14 metros de distância, a exata distancia que vai separar a arquibancada do campo de jogo no novo estádio. A nova maquete, de como o estádio ficará a partir do dia 28 de fevereiro de 2013, também estará exposta no show room.

– Em 20 anos, muita coisa mudou. Eu lembro da Eco-92, com o exército nas ruas devido à falta de segurança e da tragédia ocorrida no Maracanã na final do Campeonato Brasileiro de 92, entre Flamengo e Botafogo. Hoje, temos a Rio+20 com as comunidades pacificadas e um Maracanã novo, moderno e seguro. – disse o governador.

A secretária estadual de Esporte e Lazer, Márcia Lins, comandou as homenagens ao único capitão campeão mundial de futebol que nasceu no Rio de Janeiro. Carlos Alberto Torres, capitão do Tri em 70, nasceu na Vila da Penha, e autografou uma foto dele bem jovem, que vai entrar no acervo do Museu do Maracanã. Uma exposição de fotos da carreira do Capita também foi inaugurada na Torre de Vidro.

– Eu participei dos maiores públicos deste estádio. Na final do Brasileiro de 83, entre Flamengo e Santos, eu era técnico do rubro-negro. Como jogador, estava presente na vitória do Brasil sobre o Paraguai em 69 pelas eliminatórias da Copa. E também estive aqui no dia 19 de novembro de 69, quando o Pelé marcou o gol mil dele. Até brinco com o Rei, dos mil gols dele, eu ajudei em uns 300, declarou o Capita.

O filho dele, o zagueiro Alexandre Torres, tricampeão estadual pelo Vasco (92/93/94) e campeão Brasileiro e da Copa Mercosul pelo mesmo clube (ambos em 2000), tirou os moldes dos pés para integrar, ao lado do pai, a Calçada da Fama do Museu do Maracanã.

Presentes ao evento os presidentes Mauricio Assumpção, do Botafogo e Roberto Dinamite, do Vasco, o técnico campeão do mundo Carlos Alberto Parreira, os ex-jogadores Ricardo Rocha, Tita, Silva Batuta e Paulo Cesar Lima e o chargista Ique  o Secretário Estadual de Educação Wilson Risolia e o Secretário de Obras Hudson Braga.

À noite, a secretária Marcia Lins acendeu a iluminação especial da Torre de Vidro em homenagem ao sexagenário estádio. A decoração idealizada pelo light designer Peter Gasper funcionará até a noite de domingo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *