PELÉ MAIS CARO QUE MESSI, NEYMAR E MARADONA

 

O jornal espanhol AS deu destaque ao estudo realizado pela empresa Pluri, que avaliou Pelé como o jogador de maior valor de mercado, aos 20 anos, comparando com Messi, Neymar e Maradona, nessa ordem, vindo em seguida.

O Rei do Futebol , aos vinte anos, ou seja, em 1960, já campeão mundial de futebol com a seleção brasileira, em 1958, na Suécia, aos 17 anos, era jogador do Santos e teria seu passe (preço) avaliado em 93 milhões de euros, segundo cálculos da Pluri, Consultoria especializada em informações do mercado futebolístico.

Com a mesma idade, em 2007, já atuando pelo Barcelona, o argentino Lionel Messi foi campeão espanhol em 2005/2006, uma vez campeão da Liga dos Campeões da Europa (Champions), teria um valor de mercado avaliado em 68 milhões de euros, segundo estudo da Pluri.

O santista Neymar, que completou 20 anos em março do ano passado, foi campeão mundial sub-20, com a seleção, campeão da Libertadores (2011) e da Copa do Brasil (2010), com o Santos. Neymar ficou em terceiro lugar, com valor de mercado avaliado em 55 milhões de euros.

Diego Armando Maradona, até então uma grande promessa do futebol argentino, custaria, aos 20 anos, em 1980,  40 milhões de euros. Maradona jogava no Argentino Juniors e havia conquistado o mundial sub-20 com a seleção argentina e três vezes artilheiro do campeonato.

Aos 20 anos, Edson Arantes do Nascimento havia marcado impressionantes 355 gols em apenas 38 meses de carreira. Maradona havia marcado 119, Neymar 103 e Messi apenas 34 gols.  Com a mesma idade, Pelé havia conquistado 13 títulos importantes, Messi 11, Neymar 6 e Maradona 1.

No lugar de calcular o valor de contratação ou rescisão de contrato, a Pluri calculou o preço de marcado de cada jogador a partir de um software próprio, que leva em conta 61 critérios específicos, como idade, criatividade, regularidade, força física, capacidade de definir um jogo, aspectos táticos, disciplina, espírito de equipe, nível das competições, condição clínica, títulos conquistados, convocações para a seleção e retorno financeiro para o clube.

Diante da impossibilidade de comparar os melhores jogadores brasileiros e argentinos de todos os tempos, por suas histórias, seus títulos, já que tiveram seu apogeu em épocas diferentes a Pluri comparou os maiores craques dos dois países quando tinham 20 anos, atual idade de Neymar, que serviu de parâmetro.

Para a empresa de consultoria, “é importante lembrar que a intenção da pesquisa foi apontar o jogador mais valioso, não o melhor. A avaliação do valor de mercado de um jogador vai mais acima de sua qualidade técnica e sua habilidade”

A Pluri esclareceu ainda que a avaliação do valor de mercado de Pelé e Maradona foi feita para o período em que eles atuaram, sem levar em conta se o futebol era ou não mais difícil de jogar naquela época.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *