RONALDO É A ESPERANÇA PORTUGUESA NA EURO

 

um misto de desconfiança e esperança pela participação da seleção portuguesa na Eurocopa que começa no próximo fim de semana, com a partida de abertura entre Polonia x Grecia, em Varsóvia. É possivelmente o melhor momento do futebol luso, depois da fabulosa geração liderada por Eusébio, na década de 1960, e de Luis Figo, recentemente. Cristiano Ronaldo é o maior destaque da seleção e divide com Messi o título de melhor jogador do mundo. Nele, principalmente, estão depositadas as apostas numa boa participação.Sergio Vieira, brasileiro radicado em Aveiro, torcedor do Benfica e do Fluminense, há  20 anos em Portugal, fez uma analise para o nosso blog da situação do time dirigido por Paulo Bento que está no grupo de Holanda, Alemanha e Dinamarca. Com grande esforço para driblar o lado “encarnado” das avaliações, observou com olhos “profissionais”, adquiridos em sua vivência como comentaristas esportivo, amador, durante bom tempo. Mais adiante, uma análise individuaL dos convocados por Bento, com os erros e acertos de qualquer treinador do mundo, na visão de quem está de fora.

 O TIME É MUITO DEPENDENTE DE CRISTIANO RONALDO ?

 – Em Portugal há quase unanimidade em considerar Cristiano Ronaldo o melhor jogador do mundo, embora eu considere Messi mais completo. Ronaldo está na melhor fase de sua carreira, muito bem orientado por José Mourinho, joga numa grande equipe, todos dispostos a ajudá-lo e acarinhá-lo. Acho que vai ser sempre um grande jogador, enquanto tiver a explosão que tem hoje, que é inegável. Está com 27 anos, no auge, mas com o tempo … veremos. É, sem dúvida o grande nome do time, da própria competição. Será muito importante para a campanha de Portugal.

 HÁ COMPARAÇÕES COM EUSÉBIO ?

 Não se discute muito isso por aqui. Eusébio tem aquela aura de “lenda” e as pessoas até parecem não querer tocar no assunto. Particularmente penso que Ronaldo, pela tecnologia atual, meios de comunicação, publicidade e redes sociais ficará mais na memória do torcedor. Mas isso não é motivo de discussão nos botequins, até porque teríamos que incluir o Figo nessa briga.

O TORCEDOR ESTÁ CONFIANTE ?

– As perspectivas da galera daqui quanto ao sucesso de Portugal no Euro, estão para já moderadas, diria mesmo, muito moderadas, tendo em vista a desilusão na final de 2004 com o Felipão no comando, a fraca prestação da seleção para a qualificação 2012 (teve de ir na repescagem) e o grupo que Portugal tem pela frente em 2012, Alemanha, Holanda, Dinamarca, é pedreira irmão ! Aqui se costuma dizer que futebol são 11 contra 11, e no final ganha a Alemanha (isso já virou provérbio).

QUAL FOI O PROBLEMA COM RICARDO CARVALHO ?

– O cara ficou chateado de ser reserva em um ou dois jogos para a qualificação e abandonou a concentração sem dizer nada. Meteu as malas no carro e se mandou. O técnico Paulo Bento não gostou, e apoiado pela Federação Portuguesa de Futebol, vaticinou que com ele no comando o Ricardo Carvalho não era mais chamado. Teve aquele pedido de desculpas e tal, mas não colou e o cara ficou mesmo de fora. Paralelamente a este caso, teve também o caso Bosingwa, lateral titular da seleção Lusa e do Chelsea, que também reclamou do técnico e ficou barrado também. Mas esse caso teve bem menos repercussão que o do Ricardo Carvalho.

QUE AVALIAÇÃO VOCÊ FAZ DA SELEÇÃO ?

– Quanto às escolhas para o Euro, não houve muita surpresa. Penso que o terceiro goleiro poderia ser o Quim (Braga) em vez do Beto que joga no Cluj da Bélgica. A Surpresa foi o Miguel Lopes e o Custódio, ambos do Braga, que fez um final de campeonato fantástico. Apostava também no Hugo Viana (Braga) que fez um campeonato super regular, tem uma noção de passes fora de série e chuta muito bem de meia distância e que poderia ter sido chamado na vez do Ruben Micael, que é meio cisca cisca e irregular ao longo das partidas. Foi também merecidamente chamado para avançado o garoto do Benfica, Nelson Oliveira, 20 anos de grande força e velocidade e vontade de aparecer ao mundo.

INDEPENDENTE DOS CONVOCADOS QUAL A SELEÇÃO DO CAMPEONATO ?

Vamos começar pela defesa, que tem o goleiro Artur Morais (Benfica), veio a custo zero do Braga e agarra muito. Alto, muito elástico, bem calmo e transmite uma segurança tremenda para o time, principalmente à defesa, sonha em jogar pelo escrete canarinho. E te digo que a baliza do Brasil ficaria bem entregue. O lateral direito é o João Pereira (Sporting). Baixinho, raçudo e caceteiro. Central é Rolando (Porto) a par do Luisão (Benfica). Ambos altos, patrões da defesa e bons, mesmo muito bons nas bolas altas de cabeça dentro da área adversária. Zaga esquerda, Maicon (Porto) seguro e forte. Lateral esquerda : Álvaro Pereira (Porto) embora nos últimos jogos tenha ficado de fora, porque se manifestou que queria ir embora.

NO MEIO DO CAMPO.

Aimar (Benfica) pura classe e unanimidade que é o melhor jogador a atuar em Portugal,Javi Garcia (Benfica) e João Moutinho (Porto) Na direita, sem qualquer dúvida, Hulk (Porto), forte, muito forte mesmo, veloz que nem um raio e de cada 10 remates acerta 9 na baliza sempre com um perigo impresisonante. Centro avante foi Cardozo (Benfica) o melhor marcador do campeonato. Um mal amado pela torcida, mas a verdade é que está sempre lá para faturar. Não é esfuziante nas comemorações e só tem pé esquerdo. Mas é mortal dentro da área e nas faltas perto da área, principalmente naquelas que dá jeito para o pé bom… lá vem bomba e bem colocada. Normalmente fatura. Deixaria também nota muito positiva para o Rodrigo, que ficou muito em baixo de forma depois da pancada que levou na Rússia do Bruno Alves (o filho do Washington) e fraturou a anca.Esquerda : O garoto James Rodriguez (Porto), craque, craque.

QUEM FOI O CRAQUE DO CAMPEONATO ?

O argentino Pablo Aimar, do Benfica, que você viu jogando na primeira rodada do campeonato, contra a Academica de Coimbra. Fez um campeonato espetacular e foi escolhido por unanimidade. É um jogador fantástico. Muito técnico, veloz, driblador e com a experiência que adquiriu na Espanha, jogando no Barcelona e no Real Madrid, encontrou seu espaço no Benfica e fez partidas memoráveis. Foi uma das melhores contratações do clube nos últimos anos.

Sergio Vieira é “fluminense” duas vezes. Nasceu no Rio e torce pelo tricolor das Laranjeiras, antes de se apaixonar pelo Benfica, quase uma religião. Casado com a paulistana Rose Vieira, também tricolor (?), filho de “seu” Martins e “dona” Isolina, nascidos em Gondomar, Porto, que viveram muitos anos no Brasil e retornaram para a terrinha. Lá passamos as melhores férias de que se tem notícia, viajando todo o norte de Portugal, Fátima e Coimbra, onde estuda o filho mais velho Leonardo (Leco), na FCDEF (Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física) e a linda Iara, de 16 anos de muito charme, alegria e simpatia a quem amo muito. Sergio é Gestor Comercial no banco Millennium, em Aveiro, a Veneza Portuguesa, cidade aconchegante, de muita beleza e a tradicional hospitalidade dos irmãos portugueses.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *