OS “MELHORES” DO CAMPEONATO CARIOCA

 

Ralff Santos/Fluminense FC

O torcedor há de estar – pelo menos era assim muitos anos atrás – se perguntando e discutindo a seleção do ano apresentada numa festa de auditório para preencher grade de televisão. Deve estar no contrato, todo mundo ganha dinheiro, não há crise, pode estar pensando a turma que gosta e discute futebol. Engano. A crise é monstruosa, não há dinheiro e a tal festa é horrenda se comparada às que foram feitas nos campeonatos mais importantes da Europa.

Não discuto convocação de treinador, que tem seus critérios, embora alguns sofram pressão de patrocinadores, da própria CBF, da televisão, de empresários. Sempre foi assim e não deverá mudar muito, mais adiante. Pelo menos não acredito nisso. Dizem que essa “escalação” é feita por jornalistas esportivos. Bom, eu não conheço nenhum que tenha votado, nunca foi convidado – nem quero – e garanto que há indicações que não suportariam uma análise técnica isenta.

Não questiono as “convocações” de Diego Cavalieri, mesmo com as boas atuações de Jeferson, do Botafogo. Fagner, Dedé, Rômulo, Deco e Vagner Love também receberiam meu voto, mas precisaria ser apresentado ao zagueiro Tiago Medeiros, uma das maiores invenções desde 1906, quando foi disputado o primeiro campeonato do Rio. “Precisamos convocar um jogador de time pequeno para não ficar feio. O que irão pensar da gente”. Se não foi exatamente assim não foge muito disso. Por que não o Almir, do Bangu, que mudou a cara do time, quase rebaixado, levando-o à semifinal da Taça Rio com o Botafogo ?

Felipe, do Vasco, de quem sou admirador, foi forçação de barra, como Kleberson, do Flamengo, que jogou poucas vezes, na Taça Rio, e foi “eleito”. Mas é do Flamengo, tinham que arrumar uma vaga para ele. Carlinhos ou Marcio Azevedo, sem serem brilhantes, foram os dois melhores. Poderiam escolher um ou outro que não faria diferença. Alecssandro, se fosse do Americano, Bonsucesso ou Olaria não estaria na lista, mesmo sendo o artilheiro. Por que não o Samália ? Por que é do Boavista. E o Fred, perdeu por que ?

Deco foi o craque, até porque merece o adjetivo. Um dos poucos dessa  lista, diga-se a bem da verdade. Abel foi o técnico campeão, com o melhor elenco, que não tira o seu mérito. Soube administrar problemas, teve o grupo sob controle e voltou ao futebol brasileiro em boa hora. Osvaldo Oliveira fez um ótimo trabalho no Botafogo, mantendo uma invencibilidade de quase cinco meses. Não ganhou o mais importante, por culpa da queda de produção de muitos jogadores, o que não pode ser posto na conta do treinador.

Há um ano da Copa da Confederações pergunto quem, dessa “seleção”,  será convocado por Mano Menezes, se ele ainda for o técnico ? Dedé – que não tem concorrente no Brasil – podemos esperar por Fagner e Rômulo, que são novos, e paramos por aqui. Enfim, foi feita a festa, cumprido o contrato, não me interesso por audiência, na verdade ignoro, vi apenas uma foto com tanta gente que mais parecia uma grande feira do futebol. Mas o que mais me impressionou foi o painel de fundo, muito grande, escrito: “CARIOCÃO”. Quanta criatividade. Fico pensando na festa em Fortaleza. Será “Cearazão” ?

One thought on “OS “MELHORES” DO CAMPEONATO CARIOCA

  1. Analise perfeita e corretíssima caríssimo Iata. A Taça só ser entregue na segunda-feira já é uma ação ridicula. Escolher alguns jogadores para interesse comercial uma baita contradição na ESCOLHA DA SELEÇÃO. Vamos de mal a pior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *