SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO COM MINISTÉRIO DO ESPORTE DA FRANÇA

Por Ronaldo Gueraldi

Delegação visita centro de treinamento olímpico francês e conhece filosofia e investimentos do Instituto Nacional do Esporte, em Paris

Secretária de Estado de Esporte e Lazer, Marcia Lins e o Minitro dos Esportes francês, David Douillet – Foto: Marcelo Santos

O ministro do Esporte da França, David Douillet, e a secretária estadual de Esporte e Lazer, Marcia Lins, assinaram nesta terça-feira, na sede do Ministério do Esporte francês, em Paris, o acordo administrativo entre os dois governos. A cooperação será implementada por meio de troca de informações, pelas ações de formação, pelo envio de peritos, pelo intercâmbio de atletas e pela organização de seminários nas áreas de governança desportiva, a formação e o desempenho em alto nível, a obtenção e a organização de grandes eventos esportivos, a formação de dirigentes esportivos, a proteção dos atletas e a luta contra o doping, o suporte e a luta contra as discriminações, a inserção social pelo esporte, a luta contra os resultados manipulados e as apostas ilegais, o papel das empresas no esporte, a referência para o desenvolvimento sustentável nos projetos esportivos e o intercâmbio entre as universidades.

– Este é o início de um processo de consolidação do Rio de Janeiro como o destino mundial do esporte, como uma potência esportiva e como o estado em que mais se pratica esportes no Brasil. O Rio tem um calendário único pela frente, como Copa das Confederações, Copa América, Campeonato Mundial de Judô, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos. A gente precisa de cooperação e experiência internacional para nos ajudar na organização desses eventos. – disse a secretária Marcia Lins.

O ministro francês, bicampeão olímpico e tetracampeão mundial de judô, disse que os olhos do mundo estão voltados para o Brasil e revelou que defendeu que o Estado do Rio de Janeiro seja um modelo de inspiração a ser seguido pelo governo francês.

– Eu criei um órgão estratégico para nos fazer presentes em conselhos esportivos internacionais. Queremos o conhecimento e a experiência dos brasileiros que executaram o planejamento das candidaturas à Copa e às Olimpíadas de forma exemplar. – elogiou David Douillet.

No fim da assinatura do acordo de cooperação, a secretária Marcia Lins presenteou o ministro com um retrato do rei Pelé feito pelo artista brasileiro Romero Brito.

Visita ao Instituto Nacional do Esporte – Foto: Marcelo Santos

Pela manhã, a secretária estadual de Esporte e Lazer visitou o Instituto Nacional do Esporte (Inesp), uma instalação de 28 hectares de área que abriga 630 atletas de 21 modalidades esportivas. São atletas selecionados do ensino médio francês, das universidades e também aqueles que treinam para conquistarem índices olímpicos. O local tem instalações de alto nível para treinamento e estudo dos atletas, incentivando o esporte como ciência. Um dos objetivos do Inesp é dar condições para que os atletas tenham alguma profissão ligada ao esporte mesmo depois de pararem de competir.

Durante a visita, a delegação liderada pela Secretaria Estadual de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro encontrou quatro atletas da seleção brasileira feminina de tênis de mesa, que treinam para o campeonato mundial do esporte, que será disputado a partir do dia 25 de abril em Dortmund, na Alemanha. Em outro ginásio, a delegação encontrou um carioca, da seleção brasileira masculina de luta olímpica. Diego da Silva Rodrigues compete na categoria pesado, até 96 kg, e revelou que só conseguiu investir no intercâmbio na França graças ao programa bolsa atleta.

– O Brasil até tem alguns pólos de excelência em modalidades isoladas, mas aqui no Inesp são várias modalidades juntas, como uma grande vila olímpica. Este intercâmbio entre vários esportes tem muito a contribuir para o atleta, seja ele de qualquer modalidade – destacou o campeão olímpico de judô em Barcelona (92), Rogério Sampaio.

– O que impressiona é que aqui as coisas funcionam mesmo. Tem instalações e atletas de alto nível treinando para os jogos olímpicos. – destacou o técnico tetracampeão mundial, Carlos Alberto Parreira.

Um local que chamou a atenção de toda a comitiva, formada também pelo campeão de jiu-jitsu e lutador de MMA Vitor Belfort, pelo medalhista olímpico no atletismo Robson Caetano e pelo tricampeão mundial de futebol Paulo Cesar Caju, foi a câmara de criogenia. O atleta entra numa espécie de sauna para congelar, numa temperatura de até 110 graus negativos. A técnica tem o objetivo de acelerar a recuperação muscular e cardiovascular depois de muito esforço físico.

– Isto é bem melhor do que a minha banheira de gelo. – comentou o lutador Vitor Belfort.

– Isto aqui é bem melhor porque é seco. Eu treinava na África do Sul com vento e umidade. A sensação térmica é congelante. – concluiu o tetracampeão Parreira, que foi técnico da África do Sul na Copa do Mundo de 2010.

Como definiu o ministro francês:

– Investir em esporte garante economia em outras áreas governamentais. – afirmou o executivo e ex-atleta, David Douillet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *