MARCELO COMPLETA CINCO ANOS NO REAL MADRID

foto Víctor Carretero / site oficial do Real Madrid

O ex-lateral do Fluminense estreou com a camisa branca no dia 7 de janeiro de 2007 no estádio Riazor, em La Coruña, contra o Deportivo, pelo campeonato espanhol, com apenas 18 anos de idade. Exatamente cinco anos depois e já consagrado como um dos melhores laterais do futebol mundial, deverá completar sua partida 186, contra o Granada, às 20 horas (local), pela 18ª rodada da Liga BBVA. Nesse período Marcelo foi duas vezes campeão nacional (2007 e 2008), ganhou a Supercopa da Espanha (2008) e uma Copa do Rey, ano passado, derrotando o Barcelona por 1×0.

Considerado jogador chave do esquema do técnico José Mourinho, Marcelo estreou na temporada 2006-2007 substituindo a Michel Salgado, titular por muitos anos, reverenciado pelos torcedores merengues por sua disposição – às vezes exagerada – e dedicação ao clube, que conta muito para quem defende a camisa branca. Marcelo juntou à vontade de jogar uma grande dose de talento e foi melhorando a cada tempçorada. Com a chegada de José Mourinho melhorou a marcação e hoje é considerado o melhor lateral esquerdo Espanha e, para grande parte da imprensa, o melhor do mundo.

A progressão de Marcelo desde que chegou ao Santiago Bernabeu tem sido espetacular. Em sua primeira temporada, quando veio do Fluminense na “janela” do inverno europeu, disputou apenas seis partidas porem deixou boa impressão para os torcedores e a comissão técnica. Com a saída de Roberto Carlos para o Fenerbahçe, surgiu a grande oportunidade que ele esperava. Mostrando todas as qualidades que o consagram, pouco antes de completar 19 anos já era considerado substituto de Roberto, tido como o melhor lateral esquerdo do maior clube do mundo. Não é pouco. Bastaram 32 jogos oficiais para ocupar de vez a posição de titular.

Nas duas temporadas seguintes com a camisa branca veio a sua consagração. Ganhou de vez a titularidade atuando em 34 e 43 partidas, respectivamente, quando aflorou sua capacidade ofensiva e capacidade de fazer gols que tanto caracterizam seu futebol. Seu primeiro gol foi marcado no dia 15 de fevereiro, contra o Sporting, no estádio El Molinón, em Gijon. Marcou mais 14 gols até agora, o que lhe dá a condição de um dos defensores mais goleadores da Liga.

A chegada de José Mourinho ao Real deu a Marcelo o toque mágico que faltava para se tornar um grande jogador. Disputou 50 partidas (32 na Liga, 6 na Copa do Rei e 12 na Liga dos Campeões), marcando cinco gols. Com apenas 23 anos, Marcelo é considerado peça importantíssima dentro de campo como também fora dele, no vestiário, onde ganhou o respeito e admiração de todos, a ponto de se tornar o terceiro capitão do time – que geralmente é dado a espanhóis feitos no clube – depois de Casillas e Sergio Ramos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *