CRIANÇAS DA CIDADE DE DEUS NA CIDADE PROIBIDA

Selecionados pela Escola de Futebol Zico 10, em parceria com a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, 18 meninos, de 12 a 14 anos, integrantes do Núcleo Rio 2006, da Cidade de Deus, estão em Pequim disputando um torneio de futebol com equipes do Mexico, China, Russia e Coréia do Sul. Após duas derrotas, em três dias, depois de 31 horas de deslocamento até a capital chinesas, os brasileirinhos se recuperaram e derrotaram ontem (terça-feira) o New Energy F.C., da Russia, por 3×0.

No dia seguinte as crianças do Projeto Zico 10 – Rio 2016 tiveram um dia de descanso. Foram, junto com os adversários, conhecer a Cidade Proibida, um dos cartões postais mais famosos da China. O passeio faz parte das atividades oferecidas às equipes participantes do torneio “The Great Wall”, que acontece de 16 a 23 de julho.

O encontro de culturas e traços físicos tão distintos torna os meninos do Projeto uma atração à parte nos lugares por que passam. Turistas chineses chegam a parar o grupo por até 20 minutos para fazer fotos. Os garotos se divertem e, através de mímicas, conseguem até fazer amigos. Paulo Henrique, jogador do projeto Zico 10 – Rio 2016, ficou impressionado com a quantidade de gente que estava visitando a Cidade Proibida.

– É muita gente, e de lugares diferentes. Tem chinês, tem francês, tem alemão. Não dá pra entender o que eles falam, mas dá pra ver que eles sentem a mesma coisa que a gente. Esse lugar é impressionante – disse Paulo Henrique, que também se impressionou com o canal que fica em torno da Cidade Proibida.

Com muita disposição, o grupo passou por vários túneis para chegar aos espaços dentro da Cidade. Árvores milenares, como se estivessem petrificadas, ao lado de esculturas em pedra gigantescas formavam o cenário do Jardim Imperial. A limpeza do local por onde passam milhares de pessoas todos os dias foi muito observada pelo grupo, que ainda se divertiu nas lojas de comidas e bebidas típicas.

A construção da Cidade Proibida começou em 1406 e foi concluída em 1420. A área de 720 mil metros quadrados abrigava o Palácio Imperial, residência dos imperadores. O muro de quase oito metros de altura que cerca as construções servia para impedir o acesso da população à área que era restrita ao Imperador, sua família e seus funcionários. Por isso o nome Cidade Proibida.

Ainda estão no roteiro dos participantes do torneio visitas à Grande Muralha e ao Mercado da Seda. O time do Projeto Zico 10 – Rio 2016 disputa, nesta quinta-feira, 21 de julho, sua quarta partida pelo torneio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *