SANTIAGO BERNABÉU LEMBRADO COM SAUDADE

Santiago Bernabéu deu nome ao estádio que é referência na Espanha

O dia 2 de junho será sempre lembrado com tristeza pelos madridistas. Em 1978 o Real Madrid chorou a morte de seu mais destacado presidente. Santiago Bernabéu de Yeste tornou-se uma lenda que será sempre lembrada com orgulho pelos torcedores do maior clube de futebol do mundo. Presidente por mais de três décadas, deixou um legado que jamais será superado.

Dirigente máximo do clube branco por 35 anos foi uma das personalidades mais influentes da história do clube da capital espanhola. Sua figura transpos as fronteiras do país e se tornou um dos mais admirados desportistas do mundo. Hoje, por motivo dos 33 anos de seu falecimento, será realizado um ato de honra à sua memória, em Almansa (Albacete), onde nasceu em 8 de junho de 1895.

As homenagens serão iniciadas às 12 horas no cemitério de sua cidade natal, com a presença dos ex_jogadores Zoco e Pérez Payá, que depositarão flores na tumba de Santiago Bernabéu. Às 19 horas será celebrada uma missa na Paróquia dos Sagrados Corações, em Madrid, com a presença do presidente Florentino Pérez, diretoria e jogadores veteranos do Real Madrid.

Santiago Bernabéu de Yeste nasceu em 8 de junho de 1895 em Almansa (Albacete) e foi no internato dos Agostinhos de El Escorial que deu seus primeiros chutes em uma bola, num clube fundado por ele mesmo. Chegou a ser um magnífico jogador, que deu ao Real Madrid muitos triunfos.

Sua participação como dirigente aconteceu em 1929 quando foi nomeado secretário da Junta Diretora do Real Madrid, cargo ocupado pór ele até 1935. Em setembro de l943 foi eleito presidente pela primeira vez, propondo de imediato a construção de um novo estádio, cujo terreno foi adquirido em junho de 1944, iniciando a construção no ano seguinte. O belíssimo e lendário estádio que hoje leva seu nome foi inaugurado em 1947.

Seu legado como presidente foi impressionante. Durante sua permanência como presidente o Real Madrid conquistou 16 Ligas (campeonatos nacionais), 6 Copas da Europa, 6 Copás da Espanha, 1 Copa Intercontinental, 2 Copas Latinas e 2 Pequenas Copas do Mundo. Com o basquete, segundo esporte mais importante do clube, foram conquistados 19 Ligas (campeonatos nacionais), 18 Copas da Espanha, 6 Copas da Europa, 3 Copas Intercontinentais e 1 Copa Latina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *