Gigghia, o herói

Graças ao bom-senso da Secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, com suporte importante do Presidente da Suderj, Sávio Franco, o ex-atacante Alcides Gigghia, aos 83 anos, deixou a marca dos pés na calçada da fama. Imortalizou seu feito histórico na final da copa do mundo de 1950, quando o Uruguai derrotou o Brasil por 2×1, marcando o gol da vitória. A “Celeste” ganhou seu segundo mundial,  provocando uma comoção em todo o país do futebol. Mais de duzentas mil pessoas lotaram o Maracanã, construído para aquela competição. Para muitos – aos quais me incluo – um sinal de grandeza e reconhecimento do torcedor brasileiro ao feito heróico do ex-ponta direita da celeste, bicampeã mundial. Para alguns, uma aberração homenagear o “carrasco” brasileiro. Não dá mais para ver o esporte dessa forma. Parabéns Márcia Lins pela coragem e desprendimento. Gigghia é o único vivo dos heróis daquele bravo time. Inimaginável contar a história do Maracanã sem Gigghia. A história agradece.

Impossível não destacar o fenômeno Josep Guardiola, técnico do Barcelona, que marcou sua estréia com um recorde absolutamente impressionante. Desde que assumiu o comando do time catalão, em 21 de junho de 2007, substituindo a Frank Rijkaard não perdeu uma competição, superando Johhan Cruijff, no mesmo Barcelona. Pep Guardiola é o técnico estreante mais vitorioso de todos os tempos. Ganhou o Campeonato Espanhol (2008–09)  a Copa do Rei (2008–09) ,Supercopa da Espanha (2009), Liga dos Campeões da UEFA (2008-09) , Supercopa Europeia (2009) e a Copa do Mundo de Clubes da FIFA (2009). Como jogador, de excelente qualidade, conquistou vinte e seis títulos pelo Barcelona, onde chegou aos 13 anos. A eliminação na Copa do Rei, semana passada, perdendo para o Sevilha, foi a primeira competição que o jovem treinador não vai disputar o título.

Inevitável não falar de calendário, planejamento, etc. Mais uma vez. Não é hora, evidentemente, de previsões. Pensar que o Flamengo vai repetir a campanha do ano passado fica para o torcedor. Dizer que foram conquistas circunstanciais podemos discutir e muito. Na realidade, pelas contratações conhecidas até agora, tudo indica que vamos assistir um bom campeonato estadual, ainda mais com a garantia do Maracanã ser utilizado até mesmo para jogos do brasileiro. Duro é saber o que pode acontecer durante o percurso, quando veremos se vai mudar alguma coisa. Crédito para a Federação de Futebol do Rio de Janeiro.

Publicada dia 23-01-10 no Jornal dos Sports

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *