MANO PISOU NA BOLA E A SELEÇÃO DO ANO

Uma declaração infeliz do técnico Mano Menezes, responsável pela seleção brasileira, deixa em dúvida sua postura, até então considerada perfeita para a importância do cargo. E era. Depois que vi uma entrevista com Juca Kfury, na ESPN, fiquei certo que a escolha tinha sido  a melhor. Mano parecia um cara equilibrado, consciente, competente, prontinho para iniciar uma nova fase do futebol brasileiro, depois do fracasso na copa da África do Sul.

Continuo com essa imagem profissional, mas não tenho a mesma convicção de que se trata da pessoa ideal, depois de ouvir suas declarações com respeito à escolha de Conca como melhor jogador em atividade no Brasil. Carregada de preconceito, não caiu bem para o treinador responsável pelo time da CBF, a quem poderia estar tentando agradar. O que, sinceramente não acredito.

Pior que preconceituoso, pareceu recalque de corintiano, ufanismo descabido e política patronal absolutamente desnecessária. Ele tem todo o direito de achar que outro jogador foi melhor durante a temporada, sem citar que não podemos escolher um “jogador argentino”, com tantos brasileiros melhores, por aqui. Ora, Mano. O mesmo direito que você tem de discordar da escolha de Conca, nós temos de considerá-lo o melhor. Escolha não se discute, nem se critica.

O melhor jogador do mundo, hoje, é Argentino. Ou você conhece alguém jogando mais que o Messi, em todo o planeta ?. O melhor time do mundo é o Barcelona, ou você duvida ? a melhor seleção é a Espanhola, concorda ? Vamos deixar de lado essas bobagens que não levam a nada. Você tem sua escolha, nós a nossa. Cada um fica com a sua, combinado ?

Mano à parte, se ele não se opuser, vou divulgar a minha seleção dos melhores do campeonato brasileiro. Sem nenhuma interferência de qualquer espécie ou necessidade de agradar. Baseada somente em avaliações feitas em partidas que assisti, obviamente, na TV ou ao vivo. A mim pouco importa em que time atuam esses escolhidos. Muito menos o Estado.

Fabio, do Cruzeiro, é o goleiro. Talvez esteja em sua melhor forma. Foi um dos responsáveis pelo vice-campeonato do time mineiro. Vi atuações suas de pensar em seleção. Mas aí são outros papos. Há uma safra excelente de jovens goleiros, com média de 20 anos atuando em grandes clubes. Renan Ribeiro, do Atlético Mineiro é uma grande promessa.

Lateral direito não dá para discutir. Mariano, do Fluminense foi absoluto, principalmente em grandes clássicos. A convocação para a seleção fez bem ao seu futebol. Amadureceu rapidamente e está jogando como um veterano, apesar da pouca idade. Tem uma longa carreira de sucesso pela frente e parece estar preparado para isso.

Rafael Tolói, do Goiás, zagueiro pela direita e Miranda, do São Paulo, pela esquerda, foi a melhor dupla que vi na temporada. Mesmo caindo para a segunda divisão, o time goiano fez excelente campanha na Sul-Americana, chegando à final, com destaque para o jovem zagueiro. Miranda conseguiu brilhar num São Paulo em transição, confuso, sem seu comandante. Um problema a menos para o Mano, nas futuras convocações.

Roberto Carlos voltou ao Brasil desacreditado, tido como em fim de carreira. A velha e conhecida categoria prevaleceu e ele se destacou no Corinthians, sem favor algum. Foi o melhor, simplesmente. Sabe todos os atalhos e posicionamento em campo. Ainda jogaria na seleção fácil, na lateral, claro.

Meio campo com dois volantes e um meia, começando com Leandro Guerreiro, um jogador quase completo. Bom posicionamento, ótima impulsão e excelente condicionamento. Faz jus ao nome quando está em campo. Tem qualidades absolutas e precisa ser observado com mais carinho nas futuras convocações.

Montillo chegou e ficou. Absoluto no comando das ações ofensivas do Cruzeiro, fez jus ao interesse de tantos times brasileiros e europeus. Joga com absoluta convicção de quem sabe o que está fazendo. E faz o melhor. Um craque, sem dúvida.

Paulo Baier, sem entrar no mérito, ficou fora em muitas seleções que vi por aí. Penso que não houve reconhecimento. No meu time ele joga. Foi, mais uma vez, importantíssimo na bela campanha do Furação no campeonato brasileiro, correndo como um menino, jogando e fazendo gols como poucos.

Mais três para fechar. E que ataque: Conca, Jonas e Neymar. Nem há necessidade de “justificar” essas escolhas. Conca foi o melhor do Brasil, na temporada. Magnífico durante todo o brasileiro, onde atuou em todas as partidas. E bem, muito bem. Responsável direto pela conquista tricolor.

Jonas está na melhor fase de sua carreira. Tem muita qualidade técnica, bom condicionamento atlético, excelente visão de gol. Foi artilheiro e seria convocado mesmo que tivesse sido. Outra grande surpresa da temporada. Importante opção para as futuras convocações.

Neymar sobra na turma. Jogador diferenciado. Joga com facilidade e simplicidade. Falta amadurecer como homem e jogador. O que não parece estar longe de acontecer, com os recentes episódios. Parece mais concentrado e melhor orientado fora de campo. Digno de jogar num ataque que já foi o melhor do mundo, por muitos anos.

Entregar esse grupo a Murucy Ramalho é covardia. Chegaria entre os quatro finalistas de copa do mundo. Esse cara conhece da profissão. Precisou vir para um time do Rio para o pessoal daqui acabar com o bairrismo idiota contra ele. De repente virou “bonzinho”. Era marrento, rabugento, ranzinza. Como mudou. A turma daqui, claro. Ele continua o mesmo. Um dos melhores técnicos do Brasil, de todos os tempos. Tem provado isso.

One thought on “MANO PISOU NA BOLA E A SELEÇÃO DO ANO

  1. Aqui de Gramado no Rio Grande do Sul, em preparação para ver o jogo do Inter amanhã, quero corroborar com sua avaliação e dizer que melhor seleção do que está acima, não tem. Valeu Iata. Belos sonhos e realizações em 2011. O aniversário está chegando e estarei no Rio para abraçá-lo com todos que te amam. Abraços Ana, Bebéia e Izaias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *