Projeto Praia Para Todos leva deficientes às praias cariocas

A ONG Espaço Novo Ser promove  dia 24, às 9 horas, no posto 3 da Barra da Tijuca, o projeto Praia Para Todos – Lazer e Desporto Adaptado nas Praias Cariocas, tornando as praias cariocas mais acessíveis. Uma pesquisa realizada pela instituição no final de 2009 comprovou as condições deploráveis de acesso de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida a estes locais. Os problemas constatados não se limitam à falta de rampas ou vagas reservadas, mas também incluem a dificuldade de transição de uma cadeira de rodas pela extensão das faixas de areia, por exemplo. Durante o verão de 2010, no entanto, elas poderão visitar as praias com mais liberdade.

As atividades acontecerão todo domingo até o dia 30 de maio, sempre das 9h às 14h. A iniciativa terá caráter itinerante, para que possa estar em diferentes cenários litorâneos e comunidades cariocas. Além da Barra da Tijuca, as praias de Copacabana, Ipanema e Piscinão de Ramos também serão contempladas.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 10% da população mundial apresentam algum tipo de deficiência. No Brasil, são cerca de 24,6 milhões de pessoas. O objetivo é desmistificar a imagem de passividade atribuída às pessoas com deficiência. As soluções são aparentemente simples, mas significativas para aumentar a liberdade de circulação. A ONG Espaço Novo Ser montará uma infra-estrutura básica, que inclui esteira para passagem de cadeiras de rodas, sinalização sonora, piso tátil para deficientes visuais, cadeiras anfíbias e de banho – de fácil deslocamento pela areia e que ainda flutua na água –, vagas de estacionamento reservadas, rampas de acesso à areia e tendas.

A idéia inicial é do biólogo Ricardo Gonzalez, que era surfista quando se tornou tetraplégico. Ele ainda tinha vontade de ir à praia e mergulhar no mar. Ricardo resolveu, então, criar o projeto, para que todas as pessoas com os mesmos desejos pudessem realizá-los:

“A praia é um dos lugares mais aprazíveis e é o que tem as piores condições de acessibilidade. Com os avanços das tecnologias ‘assistivas’, como a cadeira anfíbia, conseguimos implantar o Praia Para Todos, que atende a uma necessidade nossa.”

O Projeto também oferecerá banho de mar orientado, atividades de recreação e iniciação ao desporto adaptado. Entre eles estão o surf adaptado, oferecido pelo renomado Rico de Souza, o voleibol sentado de praia, nova modalidade esportiva, o tradicional futebol e frescobol e a consagrada peteca. Também serão realizadas atividades para crianças, como jogos recreativos e piscina infantil. Todas as atividades serão ministradas e realizadas sob a orientação de profissionais especializados e de voluntários da instituição.

2 thoughts on “Projeto Praia Para Todos leva deficientes às praias cariocas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *