VIDEO MOSTRA MUDANÇA NA ARBITRAGEM

Foto: site oficial da UEFA

Usada pela primeira vez no campeonato estadual do Rio de Janeiro, a presença dos árbitros nas laterais dos gols passou a ser obrigatória. Muito criticado pelos comentaristas de televisão, a experiência foi feita pela primeira vez no jogo Botafogo x Fluminense, na seminifinal do campeonato de 2008, apitado por William Nery. Os dois primeiros auxiliares de gol foram José Alexandre Barbosa e Ubiracy Damásio. Jorge Rabello, autor da idéia, justifica sua alegria como uma recompensa.

– Eu não via porque a idéia não daria certo. Não há nada como a visão humana e quantos mais olhos trabalhando maiores são as chances de acertar. Foi uma vitória da arbitragem brasileira. Fico feliz por isso, essa contribuição do nosso tão criticado futebol. Algumas pessoas são contra o novo, as mudanças, e as vezes não acertam, faz parte. Nenhum chip daria o impedimento de Tevez, contra o México, nem o gol de Lampard, da Inglaterra, contra a Alemanha, que não foi marcado.

Um vídeo publicitário de 30 segundos, que explica a experiência em curso com árbitros assistentes adicionais,  lançado esta semana, coincidindo com o início da fase de grupos da UEFA Champions League e da UEFA Europa League.
O vídeo (apenas disponível em inglês) vai ser transmitido na telas gigantes dos estádios um pouco por toda a Europa, e distribuído pelas estações televisivas encarregues de difundir os jogos. Nesta experiência, a equipa de arbitragem tradicional, composta por um árbitro principal, dois assistentes e um quarto-árbitro, será alargada com mais dois assistentes, que se colocam junto a cada uma das balizas.

A sua tarefa particular é a de assinalar lances que ocorram na grande área, tais como agarrões ou puxões, e ainda em lances de bola parada. A inclusão de mais assistentes é encarada como uma forma de dissuasão, já que os jogadores sabem que estão permanentemente  observados. A equipa de arbitragem comunica através de um sistema de audio, que permite ao árbitro principal tomar uma decisão assim que é informado, e a presença de assistentes adicionais permite um campo de visão mais alargado da grande área.

O vídeo mostra a equipa de arbitragem em acção e enfatiza uma série de mensagens-chave. A utilização de assistentes adicionais fornece Mais Visão, Mais Comunicação e Mais Informação aos árbitros, que assim podem tomar decisões de forma mais eficaz. Tal como o chefe do sector de arbitragem da UEFA, Pierluigi Collina, diz no final, “Agora Vemos Mais”. O vídeo termina com um valor-chave da UEFA – o Respeito – e, neste caso, são os árbitros que merecem o respeito por parte de jogadores, treinadores, restante “staff” e espectadores.

Depois de uma decisão do International Board (IFAB) em julho, a experiência continua nos jogos da UEFA Champions League e da UEFA Europa League nas temporadas de 2010/11 e 2011/12, bem como na Super Taça Europeia de 2011. Os principais treinadores europeus deram a sua aprovação a esta iniciativa no recente Fórum dos Treinadores de Clubes de Elite da UEFA, que decorreu em Nyon.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *