TALITA COMENTA OS DESAFIOS DA TEMPORADA

Fotos: Usina da Comunicação

Com a experiência do quinto ano consecutivo disputando o Circuito Mundial de Vôlei de Praia, Talita acaba de voltar de mais uma temporada de jogos pelo mundo com algumas impressões a respeito. Na véspera de tentar a sua segunda Olimpíada – a disputa pelas vagas começa na temporada do ano que vêm – a jogadora, que ficou com quarto lugar em Pequim-2008, analisou o ano de 2010 e projeta a próxima temporada com exclusividade para o Blog do Iata.

Jogando desde o ano passado com Maria Elisa, Talita ocupa atualmente a vice-liderança do ranking mundial, mesma posição que finalizou a temporada anterior. Mas apesar da manutenção do resultado, esse ano a dupla teve menos ouros no tour internacional. Para a jogadora isso não significa que 2010 tenha sido ruim. Apesar da menor quantidade de ouro, a sul-mato-grossense lembra que sua dupla teve em média resultados superiores ao do ano anterior.

“Um ano pós Olimpíada sempre é atípico. Mas mesmo assim soubemos aproveitar isso e fizemos nossa primeira temporada juntas muito bem. Em 2010 já tivemos as duplas em um nível mais alto, mas se formos analisar nosso rendimento foi menos flutuante comparado a 2009”, analisou a atleta.

Na visão de Talita, a disputa pela vaga olímpica será cada vez mais forte. A atleta destacou, por exemplo, que já é possível detectar mais duplas estrangeiras chegando ao pódio e fazendo resultados melhores comparando com a temporada passada. Ela aponta, inclusive, o crescimento no rendimento de “velhas conhecidas”.

“A parceria chinesa que foi bronze em Pequim voltou a jogar esse ano de forma bem forte. Conquistaram algumas etapas e estão sempre chegando às finais. Certamente será um time que iremos encontrar muitas vezes em jogos decisivos”, comentou Talita sobre Chen Xue e Zhang Xi, que derrotou sua antiga dupla com Renata na decisão do terceiro lugar em Pequim.

Aliás, sobre as chinesas, Talita aponta o país como um exemplo de investimento no vôlei de praia. Sem grande força de expressão na modalidade, o país investiu em formação de atletas a partir do anúncio de Pequim como sede olímpica, e mesmo depois dos Jogos em casa continua investindo. “Esse ano eles levaram duas jogadoras para o mundial, uma de 14 e outra de 15 anos, para ir ganhando experiência internacional”.

Sobre a participação brasileira em geral, Talita aponta um saldo positivo na temporada. Além do primeiro lugar conquistado por Juliana/Larissa, e do atual segundo posto estar nas mãos de Talita e Maria Elisa, a jogadora destaca a chegada de novas duplas.

“Fora Juliana/Larissa e Maria Clara/Carol que estão juntas a mais de um ciclo olímpico, o Brasil está chegando com duplas novas. E sempre disputando partidas relevantes. Minha parceria com a Maria deu resultado desde o ano passado, mas tivemos também duplas novas chegando bem no mundial. É o caso da Ângela/Val, que se juntaram para disputar os Jogos Mundiais Militares em 2011 no Rio, da Vivian/Taiana que começaram a jogar juntas esse ano e conseguiram ótimos resultados e da Luana/Lili que investiram ao disputarem o Mundial”.

Agora a jogadora foca na disputa pelo bicampeonato do Circuito Brasileiro até o final do ano. Apesar de ainda restarem duas etapas a ser disputadas pelo Mundial, Talita e Maria Elisa optaram em encerrar a temporada internacional e voltar suas atenções na disputa do Brasileiro. Esse fim de 2010 servirá também para fazer os últimos ajustes, porque quando a temporada 2011 do Mundial começar Talita sabe que terá um grande desafio pela frente.

“Sei o que é a disputa por uma vaga olímpica. Apesar de ser o mesmo circuito de todos os anos, quando envolve a disputa por uma Olimpíada é diferente. Cada time tem seu objetivo e todos sabem que precisam se superar para alcançá-lo. Por isso, cada confronto vira quase uma decisão, e é preciso estar 100% para chegar em Londres”, analisou Talita.

2 thoughts on “TALITA COMENTA OS DESAFIOS DA TEMPORADA

  1. Antes de mais nada sou seu fã, poucos têm credibildade na imprensa como você, tenho tentado entender o que estão fazendo com o nosso maracanã,quando João Havelange falou em implodir o maracanã também fui contra,hoje vejo que o mesmo tinha razão,se o estádio foi tombado porque tanta obra? o estádio foi desfigurado, a geral acabou com intenção de diminuir a capacidade do estádio e afastar os menos favorecidos com alegação de que não pode ter lugares em pé, agora eu pergunto? quem consegue ver jogo sentado no maracanã? o ingresso ficou mais caro e só consigo ver em pé; o Maracanã ficou conhecido no mundo todo por ser o maior do mundo, agora a cada obra o estádio diminui sua capacidade numa cidade em que o povo é apaixonado por futebol apenas para satisfazer capricho da dona FIFA, ela também exige que estádo para final de copa do mundo tem que ter capacidade mínima d 80.000 pessoas e pelo que sei o maracanã só vai ter capacidade para 76.000 , daqui a pouco os locutores vão gritar casa cheia com 20.000 pagantes. O maracanã não tem mais o rótulo de o maior do mundo, agora a FIFA e as autoridades deste estao devem estar satisfeitas, acabou espaço

  2. Deveriam fazer fazer auditoria para ver os gastos em obras desde o tempo do Chiquinho de Carvalho que foi secretário de esportes, brevemente lhe mandarei um email explicando como é ir ao futebol em dia de clássico e mostrar como a polícia dá proteção aos bandidos de torcida organizada e deixam a própria sorte os torcedores comuns,saudações e grande abraço à todos do programa de esportes da tupi às sextas e domingos, saudações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *