1º Desafio de Vôlei Sentado de Praia conta com as participações de Shelda, Fabí, Talita e Maria Elisa

TALITA, SANDRA PIRES E MARIA ELISA

O 1º Desafio de Vôlei Sentado de Praia, organizado pelo projeto Praia Para Todos, acontecerá no dia 21 de fevereiro (domingo), às 9h, no posto 3 da praia da Barra da Tijuca. De um lado da quadra, as campeãs brasileiras de vôlei de praiaTalita e Maria Elisa e as medalhistas olímpicas Fabí Alvim, Shelda  e Jackie Silva. Do outro lado, Mauro Vilarinho, Diogo Rebouças, Carlos Augusto Barbosa, Rogério Camargo e Wescley Oliveira, atletas do vôlei para-olímpico (indoor). A idéia é que as atletas joguem nas mesmas condições dos deficientes físicos, ou seja, sentadas. O evento pretende aumentar a visibilidade do esporte e promete ser uma competição animada e divertida.

Fabi Alvim elogiou o projeto e disse que acredita que jogar vôlei sentado de praia será uma experiência bacana, que trará uma maior mobilização em torno do esporte e da questão da acessibilidade: “É muito legal ver que através de uma brincadeira poderemos passar uma mensagem tão bacana. E, principalmente através do esporte, poderemos falar de um tema tão sério que é dar a todos os cidadãos os direitos que eles merecem. Vamos ver como vai ser o desempenho… Acredito que de ruim para péssimo. Mas a experiência é o que conta e será, sem dúvida, mais um dia inesquecível na minha vida.”

O atleta para-olímpico Mauro Vilarinho, por sua vez, acredita que o evento pode aumentar a visibilidade do esporte, que luta para ganhar uma vaga já nas Para-Olimpíadas de 2016, no Rio. Para ele, o esporte é extremamente importante e melhora a auto-estima da pessoa com deficiência: “Ele se sente mais motivado ao longo da vida. O esporte se torna uma válvula de escape, uma maneira de diminuir o estresse e ganhar forças para enfrentar os problemas da vida.”

O Desafio faz parte do projeto Praia para Todos, que acontece todo domingo, entre 9h e 14h, no Posto 3 da Praia da Barra da Tijuca. A iniciativa é da ONG Espaço Novo Ser e pretende tornar as praias cariocas mais acessíveis, além de oferecer diversas atividades esportivas adaptadas – o surfe, frescobol e peteca, futebol de anões e, é claro, o vôlei praia sentado. O projeto contemplará ainda as praias de Copacabana, Ipanema e Piscinão de Ramos, nesta ordem. O objetivo é desmistificar a imagem de passividade atribuída às pessoas com deficiência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *